Temp

Segurança encerra Programa de Ações Preventivas com festa na escola Ivani

- 17 de setembro de 2025

Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp 

Resumo: 

  • A Secretaria de Segurança Urbana, por meio da Guarda Civil Municipal, encerrou o Programa de Ações Preventivas (PAP) na EMEF Profª Ivani Maria Paes com uma festa que contou com música e atividades educativas. 
  • O programa conscientiza alunos sobre álcool, drogas, bullying e violência, promovendo cultura de paz e fortalecimento dos vínculos escolares. 
  • Já aplicado em várias escolas, o PAP segue até o fim do ano em outras unidades de Barueri. 

A Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social de Barueri (SSUDS), por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), em parceria com a Secretaria de Educação e instituições como o Projovem, Senai, CSU e Cepac, realizou, na quinta-feira, dia 11, a cerimônia de encerramento do Programa de Ações Preventivas nas Escolas (PAP) na EMEF Profª Ivani Maria Paes, no Jardim dos Camargos (bairro Boa Vista). O programa tem como objetivo conscientizar os alunos sobre temas essenciais como o uso indevido de álcool e outras drogas, bullying, violência e a importância de uma vida saudável, por meio de atividades educativas, palestras e momentos de reflexão.  

Na EMEF Profª Ivani Maria Paes, o programa atendeu cerca de 720 alunos do 6º ao 9º ano. Assim como já ocorreu em outras unidades, a festa de encerramento do PAP contou com apresentação musical da banda da Guarda Civil Municipal de Barueri, que também animou a plateia ao interagir com a brincadeira “Vivo” (som agudo do trompete) ou “Morto” (som grave do trombone).  

A banda da GCM executou os hinos Nacional e Municipal, além de músicas populares cantadas em coro pelos alunos. Entre as canções, foram apresentadas “Meu Abrigo” (Melim), “Ciumeira” (Marília Mendonça), “A Grande Família” (Dudu Nobre) e “Raridade” (Anderson Freire).  

Saiba mais 
Cultura de paz 

O Programa de Ações Preventivas é focado no fortalecimento dos vínculos entre os jovens e a escola, sendo uma ferramenta essencial para promover uma cultura de paz e prevenção. Ele contribui para a formação de cidadãos mais conscientes, além de incentivar os estudantes a se tornarem multiplicadores de informações.  

Nesta temporada, o programa já foi aplicado nas escolas Profª Dalva Fogaça (Jardim Silveira), Profª Elvira Lefreve Salles Nemer (Jardim São Pedro), Prefeito Nestor de Camargo (Jardim Mutinga) e Prof. Egídio Costa (Jardim Califórnia). Seguirá até o final do ano na EMEF Sidney Santucci (Jardim Júlio), EMEF Rita de Jesus (Parque Imperial) e Senai de Barueri, na região central.  

Para a diretora Pâmela Lima, da EMEF Profª Ivani Maria Paes, o trabalho realizado por meio do PAP é de extrema importância para o reforço de toda a rotina escolar.  

“Os pais e alunos elogiam a iniciativa deste projeto. É, de fato, para prevenir ações e promover reflexões dos nossos alunos, que estão exatamente na fase de formação da adolescência e, em muitos momentos, se sentem perdidos e sem informação. Muitos acabam confundindo brincadeiras. Então, o programa tem o objetivo de conscientizá-los e trazê-los para uma reflexão sobre a prática em sociedade”, destacou a educadora, acrescentando que o projeto pode dar amparo aos estudantes em situações futuras. “Saberão se portar diante de situações como bullying, violência e xingamentos.”  

Temas transversais
O programa é realizado nas escolas pela Guarda Civil Municipal durante um período de até 20 dias, trazendo informações sobre os efeitos nocivos das drogas e seu impacto social. Entre os subtemas abordados estão: prevenção ao uso de drogas, resistência a pressões externas, combate à criminalidade, fortalecimento da autoestima e resgate da cidadania.  

“O programa aborda temas transversais. O foco principal é o uso indevido de álcool e outras drogas, além da prática do bullying, que, infelizmente, é uma forma de violência que tem crescido dentro das escolas. De tempos em tempos, é necessário combatê-lo, pois os acontecimentos nas escolas mostram que isso se faz cada vez mais necessário”, explicou Magali Figueiredo Vieira, subinspetora da GCM e coordenadora de segurança escolar do Programa de Ações Preventivas.

Temp Temp Temp Temp