CMDCA promove evento alusivo ao Dia de Combate ao Abuso Sexual de Crianças

- 18 de maio de 2023

Na quinta-feira, dia 18, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Barueri e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) realizaram, em parceria com a Secretaria da Mulher, um evento alusivo ao 18 de Maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. De forma on-line, a data foi lembrada com muita informação e alertas para a responsabilidade de cada um com relação a esee tipo de violência.

Com a presença de dezenas de escolas da rede municipal, Cras (Centros de Referência da Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), Organizações da Sociedade Civil e público em geral, a palestrante convidada abordou o tema destacando o grande número de subnotificações. A Delegada de Defesa da Mulher de Barueri, Carolina Nascimento da Silva Aguiar, explicou que a maioria dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes acontece dentro de casa.

Durante a palestra, ela detalhou que a violência sexual está subdividida em abuso sexual, tráfico de pessoas e exploração sexual e que o Brasil é um país com altos índices desses casos.

Para Carolina Aguiar, Educação e Saúde são as principais portas de entrada de identificação e relatos por parte de crianças e adolescentes, mas todo profissional que atua com esse público deve estar atento e tem a obrigação de relatar qualquer abuso ou violência.

Não se cale
A denúncia sobre casos de violência contra crianças e adolescentes pode ser feita pelo Disque 100 ou Conselho Tutelar. Barueri conta com dois: o Conselho 1, que fica na Rua Abel, 185 - Jardim São Pedro - Telefone: (11) 3164-9572 - Telefone do plantão: (11) 96409-4206 e e-mail: conselhotutelar1@barueri.sp.gov.br; o Conselho Tutelar 2 fica na Rua Elvira Lefèvre Salles Nemer, 178 - Jardim São Pedro - Telefones: (11) 3164-9553 - Telefone do plantão: (11) 99642-7183 e e-mail: conselhotutelar@barueri.sp.gov.br.

Temp Temp Temp Temp Temp