Temp

Primeira turma da Guarda faz 28 anos e agentes destacam a evolução da corporação

- 18 de maio de 2023

A primeira turma da Guarda Civil Municipal (GCM) de Barueri completou 28 anos de existência no dia 2 de maio. De lá para cá, a corporação, que é vinculada à Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), saltou de 160 para 531 agentes – quase o triplo da formação inicial. Passou de 18 para cerca de 100 viaturas, tornando-se uma referência no Brasil.

Os guardas passaram em concurso público para criação da Guarda Civil Municipal de Barueri, por meio da Lei Complementar nº 20, de 6 de setembro de 1994. A corporação é hoje uma das mais ativas e eficientes de todo o Estado de São Paulo e do Brasil.

Desde a formação da primeira turma, guardas foram promovidos. Entre eles, está o GCM Classe Distinta – CD Vagner Nunes Pereira, que atua na Rotam (Ronda Ostensiva Tática Municipal). “Lembro-me que saímos da formatura e já fomos direto para o patrulhamento”, conta ele, explicando que havia uma enorme dificuldade para trabalhar na época.

Os desafios também foram enfrentados pelo colega Armando Severino da Silva, que é GCM Classe Especial (CE), saiu do patrulhamento de rua e hoje trabalha na Central de Videomonitoramento. “Achei que iria ficar só cinco anos na Guarda Municipal para ganhar experiência e depois mudar para outra área. Fui gostando, adquirindo certa estabilidade de emprego, vieram os filhos e hoje estou por aqui. É muito bom investir em prol de você mesmo, da sua família e ajudar a população em geral”, relata.

O CD Vagner, assim como o CE Armando, acrescenta que a corporação não tinha rádio e nem colete à prova de balas. Que o armamento era revólver (calibre 38) e a comunicação um pouco escassa. “Mas com o tempo a evolução chegou. Fico feliz por estar na Guarda Municipal há 28 anos, já rumando para a aposentadoria, e ter a oportunidade de acompanhar essa evolução”, comemora o CD Vagner. 

Na linha de frente de combate ao crime, o CD Vagner destaca que sempre costuma dizer para as pessoas que moram em Barueri que elas não sabem o que é estar fora da cidade, que é muito segura. “Você entra em Barueri e já se depara com uma viatura da GCM. Neste sentido, em outro município, a dificuldade é muito maior”, compara.

Estrutura
Em Barueri, os guardas passam por diversos cursos de formação e atualização com especialistas. Além de se prepararem no aprendizado e treinamento das técnicas policiais, recebem, entre outros, noções de Direito, Legislação (normas e regulamento da Guarda), Técnicas de Socorro de Urgência etc.

Com equipamentos modernos, a Guarda Civil Municipal, além de 531 guardas e cerca de 100 viaturas, possui 520 câmeras da Central de Videomonitoramento, quatro bases móveis e um ônibus, que também é equipado com monitoramento de câmeras. “Essa estrutura ajuda muito na segurança da cidade. É uma grande vitória para a GCM e a população de Barueri”, concluiu o CD Vagner.

Temp Temp Temp Temp