Curso “Riquezas de Barueri: Mata Atlântica” capacita professores da rede municipal

- 19 de agosto de 2019

O curso “Riquezas de Barueri: Mata Atlântica” foi criado pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação, para esclarecer aos participantes a importância de preservação da Mata Atlântica, apresentando o Plano Municipal de Mata Atlântica e informações tanto no âmbito municipal, quanto nacional, e para despertar a reflexão sobre os impactos ambientais sofridos pela vegetação nativa.

O curso envolveu professores de língua portuguesa do Ensino Fundamental. O início foi no dia 11 de abril e o término no dia 15 de agosto. Todas as aulas foram realizadas no CAP – Centro de Aperfeiçoamento de Professores, com exceção da última, que aconteceu no Parque Municipal Dom José para aproximar os integrantes do curso ao ambiente de mata.

A professora do curso, a bióloga Nina Nazario, mestre em Ecologia pela Universidade de São Paulo (USP), relata que este contato com a mata aproxima os participantes da importância de preservação e do impacto na região. “É uma forma de sensibilizar as pessoas para que elas se importem por uma causa”, comentou.

A professora Evania Andreia Montoro, da Emef Fioravante Barletta (Jardim Silveira), ressaltou como as informações do curso podem torná-la multiplicadora do conteúdo em sala de aula. “Você acaba levando isso para o aluno, possibilitando coisas novas. A multidisciplinaridade é uma atividade legal em que você pode trazer os alunos para o Parque e pedir para que descrevam o ambiente ou uma dissertação de como foi o dia neste ambiente.”