Temp

Maternal Marisa Odaine implanta projeto que trabalho estímulos sensoriais das crianças

- 21 de setembro de 2018

Na maternal Marisa Odaine de Oliveira Molina, do Jardim Itaparica, as crianças e seus familiares estão participando do projeto “Meu corpo e o mundo das sensações”.

O projeto surgiu quando as professoras Tamara Santana e Fabiane Catarina, das turmas da 1° fase em processo de adaptação escolar, perceberam os olhares atentos e curiosos sob os arredores e espaços visitados. Elas observaram que havia então uma ótima oportunidade de desenvolver com as crianças um projeto que estimulasse o conhecimento de si, percebendo o corpo por meio de diferentes estímulos sensoriais.

Juntas elaboraram o projeto contemplando uma prática que aborda a importância dos sentidos na construção de conhecimentos e novas experiências, fazendo com que as aprendizagens sejam significativas para os bebês.

Foram disponibilizados diversos materiais para experimentação, possibilitando acesso a diferentes texturas, temperaturas, sons e sensações diversas. As propostas ajudaram ainda mais a curiosidades dos pequenos, fazendo com que as professoras buscassem cada vez mais atividades estimulantes. A cada situação proposta foi possível perceber por meio das caretas e sorrisos, falas ainda não estruturadas, porem válidas para o momento de troca de saberes.

Na sala, ao ar livre ou em espaços da escola, as crianças foram convidadas a vivenciar diferentes situações de aprendizagem, brincando com materiais como borra de café, gelatina, cascas de ovos, farinhas, sagu, água morna ou fria, papéis, plásticos, misturas homogêneas, materiais encontrados na natureza, folhas, terra e em todo espaço escolar.

Após a implementação do projeto, os alunos por meio de suas próprias experiências estão descobrindo maneiras de conhecer e explorar o mundo que os cerca. Por algumas ocasiões, os pais foram convidados a realizarem juntos com seus filhos atividades que foram desenvolvidas no decorrer do projeto.

Eles foram convidados a buscarem os filhos nas salas e junto com eles foram para o espaço preparado com diferentes atividades. Ao entrarem no espaço puderam vivenciar junto com seus filhos e netos experiência de estímulos sensoriais.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp