Temp

Barueri é referência na luta da pessoa com deficiência

- 21 de setembro de 2021

Terça-feira (dia 21) é Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, e Barueri pode comemorar os avanços conquistados nesse sentido por meio das ações realizadas pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD).

A celebração da data foi instituída em 1982 e oficializada pela Lei Federal de número 11.133 de 2005 tamanha a importância de dar visibilidade ao tema.

A data é comemorada junto com a chegada da Primavera, e de fato significa o florescer de uma nova consciência sobre os direitos da pessoa com deficiência, como o direito ao trabalho, ao lazer, à cultura, ao esporte e à atenção integral a saúde.

A cidade de Barueri, por meio da SDPD, é referência em atendimento à pessoa com deficiência. Isto é desde a entrega de uma cadeira de rodas à inserção no mercado de trabalho.

Para o secretário da pasta, Carlos Roberto da Silva, "a existência da SDPD vai muito além de cumprir a lei de incentivo à inclusão. Nós estamos engajados, de corpo e alma, em garantir que todas as pessoas com deficiência da cidade possam se sentir amparados e verdadeiramente inclusos na sociedade. Essa data é um marco e representa a nossa missão".

Direito à carteira assinada
Falando em trabalho, uma das principais missões da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência é estimular autonomia também por meio do emprego. Para tanto, possui o Departamento de Empregabilidade, que encaminha pessoas com deficiência para processos seletivos, assim como orienta empresas sobre a Lei de Cotas e incentiva e auxilia na contratação.

Tecnologia que possibilita
Na área de Tecnologia Assistiva, outro grande diferencial de Barueri, a cidade conta com o serviço que disponibiliza ao munícipe com deficiência tecnologias de ponta, resgatando a mobilidade e a independência, e melhora na autoestima do cidadão que precisa de uma prótese de perna, por exemplo.

Equoterapia
Barueri é a única cidade da região que possui o Centro Municipal de Equoterapia, que oferece a chamada terapia com cavalos. Destinada para o tratamento terapêutico multidisciplinar e interdisciplinar, a terapia promove desenvolvimento motor, equilíbrio, melhora postural, estimulação de afeto devido ao contato com o cavalo, entre outros ganhos.

Centro-Dia
Como parte do Plano Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite –, o Centro-Dia comandado pela SDPD é voltado para o público adulto com deficiência e propõe oficinas de criação que se estendem aos familiares desse público, auxiliando no desenvolvimento de ações cotidianas e estimulando a autonomia.

Cultura e lazer
Para garantir o direito fundamental à arte, à cultura e ao lazer, ações pertencentes a esse eixo sempre fizeram parte da programação da SDPD, sendo por meio de atividades culturais ou passeios inclusivos. Na pandemia, o contato com esse mundo foi também estimulado de forma on-line para os atendidos da Secretaria.

Esporte é vida
Em ano das Paraolimpíadas, a SDPD se orgulha em oferecer aos usuários variadas modalidades esportivas como ferramentas de inclusão, com destaque para a bocha e o vôlei sentado, que têm equipes de visibilidade internacional.

Para conhecer mais de perto o trabalho da SDPD e saber tudo que ela tem a oferecer, entre em contato pelo e-mail sdpd.faleconosco@barueri.sp.gov.br.

Temp Temp Temp