Temp

Crianças e funcionários da maternal Leonardo Augusto aprendem Libras para acolhimento de aluno

- 22 de abril de 2019

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é de extrema relevância para a garantia dos direitos da criança surda. É imprescindível que a criança que não ouve, assim como a criança ouvinte, tenha estímulos linguísticos adequados.

Com o objetivo de garantir a inclusão para todos os estudantes da rede de ensino de Barueri, a Secretaria de Educação, por intermédio do Departamento de Educação Especializado, vem dando apoio às crianças surdas por intermédio de professores intérpretes, aulas de Libras, entre outras importantes iniciativas. O projeto atende crianças e adolescentes das Emeis, Emef´s e, desde o ano passado, também está atuando em todas as maternais.

Para a intérprete de Libras do Departamento de Educação Especializada, Cleusa Araújo, o projeto Conexão com a família tem o intuito de trabalhar com a aceitação dos pais, desde a maternal, e conscientizá-los a prender a língua dos sinais para se comunicar com o filho surdo e assim potencializá-lo para o pleno desenvolvimento cognitivo, social e, principalmente, afetivo. 

Exercendo a cidadania
Na maternal Leonardo Augusto, no Jardim Paraíso, uma verdadeira corrente de união está mobilizando pais, professores, funcionários, crianças e familiares. Por conta da vinda do aluno Carlos Eduardo Lemes Bezerra, que está na 3ª fase, todos estão aprendendo a se comunicar em Libras, para acolher o garotinho que está adorando frequentar a escola.

De acordo com Mariana Lemes, mãe do garotinho Carlos, ele está adorando toda esta acolhida. “Ele se sente muito bem aceito pelas crianças e funcionários da escola. Não quer perder nem sequer um dia de aula”. conta.

A professora Janaina Soares é a responsável por incentivar a todos na escola sobre a importância em se aprender a Lingua dos Sinais. “Ela sempre foi muito dedicada e responsável pelo amadurecimento do Carlos Eduardo. A interação e inclusão entre os alunos é realizada com muito emprenho”, comentou a mãe. 

A professora Janaina Carlos é a responsável por incentivar a todos na escola sobre a importância em se aprender a Lingua dos Sinais. “Ela sempre foi muito dedicada e responsável pelo amadurecimento do Carlos Eduardo. A interação e inclusão entre os alunos é realizada por ela com muito empenho”, comentou a mãe.

A diretora Ana Cristina está feliz com os excelentes resultados.  “Poder ver as crianças brincando, interagindo, vivenciando experiências e perceber que o processo de inclusão do Carlos está sendo extremamente prazeroso. O fato de termos a professora Janaína Soares, que é interprete de Libras aqui na escola, é enriquecedor. Esta vivência propicia que as crianças desenvolvam a percepção de respeito e valorização da diversidade humana, necessária para constituirmos uma sociedade inclusiva”, contou.

A professora Kátia Petrônio está incentivando toda a sala a aprender a linguagem dos sinais. As atividades pedagógicas, músicas e brincadeiras são realizadas com a participação de todos.

Sobre LIBRAS 
A Língua Brasileira de Sinais é usada por cerca de cinco milhões de pessoas no Brasil e é a principal forma de comunicação para a maioria das pessoas surdas no país. O Dia Nacional da Libras, comemorado em 24 de abril, foi instituído em 2002, quando a língua passou a ser reconhecida como meio legal de comunicação e expressão por meio da lei nº 10.436. A norma embasou políticas públicas que incluem determinações como o ensino da Libras na educação básica, entre outras.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp