Barueri reforça ações dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
- 24 de novembro de 2025
Resumo:
- Barueri participa dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, reforçando ações de conscientização e eventos entre 25 de novembro e 10 de dezembro.
- A campanha destaca a vulnerabilidade das mulheres negras e apresenta dados nacionais alarmantes sobre violência de gênero.
- O município oferece atendimento especializado pelo CRAM e promove atividades como aulão, roda de conversa e a Campanha do Laço Branco.
Entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro, a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria da Mulher, participa da mobilização mundial dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, campanha que convoca a sociedade a enfrentar e transformar a realidade da violência de gênero. No Brasil, a mobilização começa em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, ampliando a campanha internacional de 21 dias.
A escolha da data reforça que mulheres negras são as mais atingidas pelas violências de gênero e devem estar no centro das políticas de enfrentamento. Dados recentes revelam números preocupantes sobre a violência contra mulheres em 2025.
Uma pesquisa nacional do Instituto DataSenado, que entrevistou 21.641 brasileiras, identificou que: 88% das mulheres já sofreram violência psicológica; 71% das agressões acontecem na presença de outras pessoas, muitas delas crianças; 40% dos adultos que presenciam não intervêm; as denúncias ao Ligue 180 aumentaram 33% neste ano, no qual o serviço completa 20 anos de funcionamento.
Saiba mais sobre o atendimento em Barueri
Em Barueri, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cram) oferece atendimento especializado, sigiloso e composto por orientação jurídica, acolhimento psicológico, acompanhamento social e encaminhamentos necessários.
O serviço é referência no apoio às mulheres que buscam informação, proteção e reconstrução da autonomia na região.
O Cram atua em parceria com a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), que funciona 24 horas e está localizada no anexo da Secretaria da Mulher.
25 de novembro – Aulão especial
Às 9h, todas as mulheres estão convidadas para um aulão de ritmos promovido pela Secretaria da Mulher, por meio da Coordenadoria de Esportes e do CRAM, na avenida Sebastião Davido dos Reis, 756 – Vila Porto. Vista laranja e participe!
26 de novembro – Roda de conversa
Às 10h, a Secretaria da Mulher recebe Letícia Maria Queiroz Martins para uma roda de conversa sobre empoderamento de mulheres negras, políticas públicas e justiça social.
O encontro reforça o sentido ampliado da campanha no Brasil, iniciada no Dia da Consciência Negra, destacando que mulheres negras estão entre as principais vítimas da violência de gênero. A atividade será realizada no auditório da Secretaria da Mulher e é aberta ao público.
6 de dezembro – Laço Branco
O dia 6 de dezembro marca a Campanha do Laço Branco, o maior movimento global que incentiva o engajamento dos homens no enfrentamento à violência contra as mulheres.
Criada em 1989, no Canadá, a iniciativa adotou o laço branco como símbolo do compromisso de não cometer, não apoiar e não silenciar diante da violência de gênero.
A data reforça que o enfrentamento também é responsabilidade dos homens, que devem reconhecer sinais de agressão e denunciar pelos canais oficiais: ligue 180 ou 190 em situações de perigo ou emergências.
O engajamento da campanha pela Secretaria da Mulher será realizado por meio das redes sociais, no Instagram.
