Temp

Barueri imuniza mais de 2.500 pessoas no Dia D de vacinação

- 25 de fevereiro de 2025

A cidade de Barueri, por meio da Divisão Técnica de Imunização, ligada à Coordenadoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde, vacinou 2.600 pessoas no sábado, 22, “Dia D de vacinação” em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. Deste total, 928 doses foram aplicadas contra a Febre Amarela, carro-chefe da campanha realizada em todo o Brasil.  

A ação teve como público-alvo crianças a partir de 09 meses de idade e adultos com até 59 anos sem histórico de vacinação. Teve como objetivo principal aumentar a cobertura vacinal da população e prevenir surtos da Febre Amarela. Viajantes devem tomar a vacina contra Febre Amarela com 10 dias de antecedência.  

Em Barueri, a população pode colocar ainda a caderneta de vacinação em dia com a aplicação as seguintes doses aplicadas: 397 (Dengue), 379 (Difteria e Tétano adulto), 274 (Hepatite B), 160 (Pólio injetável), 112 (Varicela), 77 (HPV Quadrivalente), 69 (Sarampo, Caxumba e Rubéola), 64 contra Covid-19-Rnam, Pfizer (Vcomirnaty) e pediátrica menor de 5 anos. 

O quadro vacinal teve também: 54 doses contra DPT, 27 (Meningo Acwy), 22 (Covid-19-recombinante, serum/zalika), 08 para Covid-19-Rnam e moderna (spikevax), 06 (DTPA adulto), 06 (Meningo C), 06 (Pneumo 10), Hepatite A infantil (05 doses), 02 contra Penta (DTP, Hepb/HIB), 02 Rotavírus, 01 (Raiva em cultivo celular vero) e 01 para Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela. 

Além das 2600 doses aplicadas, foram avaliadas 3.277 cadernetas de vacinação que estavam atualizadas, sem a necessidade de aplicação de vacina. 

Febre Amarela 
O Dia D de vacinação se deu logo após um alerta do Ministro da Saúde sobre o aumento do número de casos de febre amarela no Brasil e, em especial, no estado de São Paulo. A doença é transmitida pela picada do mosquito vetor do vírus. Em áreas urbanas, a infecção pode ocorrer pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite dengue, chikungunya e zika.   

Os sintomas da febre amarela são: início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores musculares, dores no corpo, fadiga, fraqueza, náuseas e vômitos. Caso perceba esses sintomas, procure imediatamente atendimento médico.   

Vacinação em dia! 
Quem pensa em viajar, precisa se vacinar contra a Febre Amarela com 10 dias de antecedência. Moradora do Jardim Paulista, Gláucia Melo, irá para Pernambuco em maio deste ano e já aproveitou para tomar a dose do imunológico. “Muito boa a campanha. Ótima, pois agora estou com a vacinação em dia e evito riscos à minha saúde”.  

Residente no Jardim Júlio, Patrícia da Silva Pereira se vacinou no “Dia D”, na UBS Hélio Berzagui. “Fiz o que é certo. É muito importante tomar a vacina. Só faltava eu. Os meus filhos, Maria Eduarda e Gael, já haviam se vacinado”, explicou. 

Prevenção  
Para evitar contrair a Febre Amarela, há medidas de proteção como o uso de calças e camisas de mangas longas; sapatos fechados; aplicação de repelente nas áreas expostas do corpo; e uso de mosquiteiros nos berços e carrinhos de crianças menores de seis meses de idade.   

O risco da transmissão da doença pode ser reduzido, eliminando focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença. Portanto, descarte recipientes que armazenam água parada. Tais como garrafas pets, tampinhas, pneus velhos e vasos dentre outros.   

Temp Temp Temp Temp Temp