Temp

Polo de vacinação da Arena Barueri funcionará até dia 3 de dezembro

- 26 de novembro de 2021

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Barueri tem sido tão bem-sucedida que, a esta altura, a procura pelos polos e salas de vacinação tem diminuído consideravelmente. Devido a isso, o polo da Arena Barueri já não precisa mais permanecer aberto.

O funcionamento do posto continua até o dia 3 de dezembro de 2021 (sexta-feira), depois o espaço utilizado será devolvido à Secretaria de Esportes, que muito colaborou com a Secretaria de Saúde nessa importante ação.

Mas a vacinação contra o novo coronavírus em Barueri continua. O polo do Centro de Eventos, que abre de domingo a domingo, das 8h às 17h, continua aberto, assim como as salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que aplicam o imunizante das 10h às 16h se segunda a sexta-feira (exceto feriados e pontos facultativos).
O município continua aplicando a primeira e a segunda dose no público de 12 anos ou mais; assim como a dose de reforço em quem tem a partir de 18 anos e tomou Coronavac, AstraZeneca e Pfizer há cinco meses ou mais. Já aqueles que tomaram vacina da Janssen (inicialmente dose única), devem aguardar a chegada de doses para aplicação da segunda dose, conforme indicação recente do Ministério da Saúde.

Sem agendamento
Quem ainda não tomou a primeira, a segunda ou a terceira dose da vacina deve aproveitar a oportunidade. Não precisa fazer agendamento, basta levar documento com foto e comprovante de endereço (no caso de primeira dose) ou apenas documento e comprovante de vacinação das doses anteriores (no caso de segunda e terceira doses). Estão sendo aplicadas vacinas em pessoas a partir dos 12 anos de idade (a terceira dose é só para quem tem mais de 18 anos).

Importante lembrar que quem tomou a Coronavac ou a Pfizer, pode tomar a segunda dose 21 dias após a primeira. Já quem tomou a AstraZeneca, deve tomar a segunda dose 56 dias após a primeira dose.

A terceira dose só pode ser aplicada em pessoas com 18 anos ou mais e que tenham tomado a segunda dose há pelo menos cinco meses (152 dias).

Os números da vacinação em Barueri
Até o dia 23 de novembro, Barueri já havia aplicado 455.350 doses do imunizante contra a Covid-19, considerando o público a partir de 12 anos.

A primeira dose já foi aplicada em 101,47% o público-alvo (o que corresponde a 228.448 doses); já a segunda dose chegou a 90,23% da população (um total de 203.143 doses). A dose única da Jenssen foi aplicada em 2,86% da população (6.434). A dose de reforço (terceira dose) chegou a 7,70% da população apta (correspondente a 17.325 doses).

Considerando apenas os adolescentes preconizados na campanha, de 12 a 17 anos, Barueri vacinou 67% com a primeira dose (20.192 aplicações) e 31% com a segunda dose (9.234 aplicações), totalizando 29.426 doses aplicadas.