Comitê de Mortalidade Materna e Infantil comemora os ótimos resultados desde 2019
- 27 de dezembro de 2024
O esforço coletivo e o compromisso com a vida são duas das marcas principais do Comitê de Mortalidade Materna e Infantil de Barueri. O impacto para mamães e bebês baruerienses é visível, conforme demostra os índices decrescentes de mortalidade infantil na cidade, principalmente nos últimos cinco anos. Em 2019, esse índice era de 11,1, já em 2023 havia caído para 5,5.
De acordo com informações do Comitê, “essa redução substancial representa mais do que estatísticas. É sim um reflexo de ações, que incluem investigações detalhadas de óbitos, revisão de protocolos, capacitação de equipes de saúde e fortalecimento da atenção primária”.
Baixos índices de mortalidade materna
Em Barueri, a redução da mortalidade materna é uma meta prioritária alinhada com as recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU), que preconiza menos de 70 óbitos maternos por 100.000 nascidos vivos. O índice de mortalidade materna na cidade no ano 2023 foi de 39,3 por 100.000 nascidos vivos, o que corresponde a dois óbitos.
A atenção primária à saúde das gestantes conta com serviços de qualidade disponíveis em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e prontos-socorros (PS), pois o diagnóstico precoce e o tratamento adequado de complicações durante a gravidez e o parto são essenciais para evitar fatalidades maternas. Além disso, na rede municipal, as futuras mamães contam ainda com todo o aparato e a estrutura tecnológica do Hospital Municipal Francisco Moran (HMB) para os casos mais graves e o Centro de Diagnósticos, com tecnologias das mais avançadas para cuidar da saúde da mulher.
Profissionais dedicados
O Comitê de Mortalidade Materna e Infantil de Barueri é formado por profissionais de diversas áreas, que estudam cuidadosamente todos os casos de óbitos, identificando causas evitáveis, propondo intervenções direcionadas e garantindo que as lições aprendidas resultem em futuras prevenções. Atua como ponte entre a gestão municipal e as necessidades de intervenção com a população, atuando em conjunto com a Coordenadoria de Ações Básicas em Saúde no fortalecimento do pré-natal e o acompanhamento integral de mamães e bebês. Seu objetivo é reduzir ainda mais a mortalidade infantil e garantir uma assistência materna de qualidade.