Temp

Vacinação antirrábica: fique atento às novas regras de atendimento

- 28 de fevereiro de 2023

O Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ), da Secretaria de Saúde de Barueri, iniciará um novo modelo de atendimento para a vacinação antirrábica para cães e gatos a partir do mês de março.

As 150 vagas disponibilizadas serão distribuídas em dois dias, sempre nas segundas e quartas-feiras (75 vagas por dia), sem a necessidade de agendamento prévio, em dois horários: das 8h30 às 10h30 e das 13h às 15h. Isso até o esgotamento das doses.

Para agilizar o atendimento, leve o termo de responsabilidade já preenchido. Você pode acessar o documento clicando AQUI.

Recomendações
A vacina contra a raiva é aplicada somente em cães e gatos com idade a partir de trê meses, desde que estejam saudáveis. Animais doentes, em tratamento ou convalescentes devem aguardar a recuperação. Fêmeas gestantes também não podem ser vacinadas durante esse período. 

Os animais devem ser levados por pessoas maiores de idade e com capacidade de conter o pet. Cães bravos ou mordedores de qualquer raça, especialmente das raças “pitbull’, “rottweiller” e “mastim napolitano”, devem utilizar focinheira apropriada. Gatos devem ser transportados em caixas adequadas, evitando fugas e acidentes.

Por que vacinar?
A vacina antirrábica protege o animal e o seres humanos contra a “raiva”, doença letal que pode ser transmitida por mordida ou arranhões de cães e gatos infectados. Desde 2021 Barueri mantém um posto fixo de vacinação antirrábica. Isso porque as campanhas de vacinação foram suspensas definitivamente no Estado de São Paulo, que assumiu o status de área livre da variante 2 da raiva.

O posto fixo de vacinação antirrábica de cães e gatos fica localizado no Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ), localizado na rua Anhanguera, 200 - Vila São Francisco. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (11) 4198-0424 e 4198-5679.

Temp Temp