Retrospectiva 2025: Educação amplia avanços do ensino de qualidade
- 29 de dezembro de 2025
Retrospectiva 2025: Educação amplia avanços do ensino de qualidade
Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp
Confira as fotos no Flickr
Resumo
• Em 2025, a Seduc ampliou a qualidade do ensino para cerca de 65 mil alunos, com investimentos em estrutura, inovação pedagógica e formação integral.
• Destaque para a criação do Neared, fortalecimento do DAE e ampliação de escolas modernizadas, de período integral e distribuição de materiais e uniformes.
• A rede avançou com plataformas educacionais, Salas Maker, Núcleos WIT e obteve resultados expressivos em olimpíadas e competições nacionais.
O ano de 2025 da Secretaria de Educação (Seduc) é comemorado com grandes e novos avanços, visando proporcionar uma formação de ensino cada vez mais completa e moderna. Tal qualidade é oferecida pela Prefeitura de Barueri a cerca de 65 mil alunos, divididos nos segmentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Entre as diversas ações do ano, está a criação do Neared (Núcleo de Educação Antirracista, Equidade Racial e Diversidade), que, estruturado em sete eixos de trabalho, atua de forma transversal em todos os departamentos da Seduc para garantir que cada criança, jovem e profissional encontre na instituição um espaço de pertencimento e acolhimento.
Durante o ano, a secretaria reforçou também o seu compromisso com a excelência no ensino e no relacionamento com a comunidade por meio do DAE (Departamento de Atendimento Escolar), um canal criado para ser a ponte direta entre a população e a gestão educacional, proporcionando um espaço de escuta, acolhimento e soluções. Atende ainda servidores da educação, oferecendo suporte e orientação em um ambiente seguro e respeitoso.
Saiba mais
Para obter mais detalhes, basta acessar o portal da educação. A rede municipal de Barueri é composta por 108 unidades educacionais, sendo 45 EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), 08 EMEIEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Educação Infantil), 16 EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil), 05 EMMEIs (Escolas Municipais Maternais e Educação Infantil), 08 EMMs (Escolas Municipais Maternais) e 25 gerenciadas através de Organizações Sociais (OS) e 01 Centro de Referência para Infância).
A todos os estudantes, foram distribuídos cerca de 70.000 materiais e uniformes escolares.
Em 2025, uma parte dos alunos foi beneficiada por estudar em 06 Escolas de Período Integral no Jardim Belval, Jardim Flórida, Jardim Mutinga, Jardim do Líbano e Bairro dos Altos.
Durante o ano, a rede municipal de ensino proporcionou também a alunos a aprendizagem em escolas modernizadas, como a EMEIF Anna Irene Mazaro de Freitas, no Parque Viana, totalmente reconstruída e entregue pela gestão atual. Outros estudantes encerram o ano na reformada EMEF Profº. Renato Rosa, no Jardim do Líbano. Em razão das obras já iniciadas, em 2026 os estudantes terão mais conforto e segurança na EMEF Prefeito Nestor de Camargo, no Jardim Mutinga, e na EMEF Padre Luiz de Oliveira Andrade, no Engenho Novo. E em 2027, a prefeitura concluirá a reconstrução da EMEI João Evangelista de Oliveira, no Jardim Mutinga.
Plataformas educacionais
Com o objetivo de possibilitar a evolução do ensino, a Secretaria de Educação capacita os alunos da rede municipal por meio de Plataformas Educacionais denominadas com Alt, Cultura 10 Kids, Cultura 10, Khan Academy, Sabercon, Colaborativa, Jovens Notáveis, Jardim Notável, Infinity e Tecnologia.
Expansão das Salas WIT e Maker
Este ano, a expansão das Salas WIT e Maker continuou também como um dos maiores avanços na cidade, com mais espaços dedicados ao desenvolvimento de habilidades tecnológicas e criativas.
O Programa Salas Maker é desenvolvido em 37 polos (escolas da rede municipal). Oferece três modalidades principais, garantindo que todos os estudantes tenham acesso à cultura da inovação tanto no contraturno quanto dentro da sala de aula regular.
As turmas são divididas em Kids 1 (voltado a alunos do 2º e 3º ano), Kids 2 (4º e 5º ano), Junior (iniciantes do 6º ao 9º ano) e Teen (para estudantes que já concluíram o nível Junior). As aulas são pensadas para cada ciclo, com foco em “Atividades práticas e mão na massa”, “Desenvolvimento da criatividade e autonomia”, “Projetos inéditos a cada ano letivo” e “Temas variados alinhados às competências do século XXI”.
Núcleos WIT de Tecnologias Inovadoras Essenciais
São 17 Núcleos de Ensino com ambientes computacionais de experimentação que visam uma imersão em temas do Metaverso, Ambiente Inteligentes, Comunicação Digital, Inteligência Artificial e Oficinas de Games aos estudantes do Ensino Fundamental, com objetivos vinculados à Cultura Digital (competência geral 5) e Trabalho e Projeto de vida (competência 6).
Celebração e visitas
O modelo de ensino aplicado em Barueri tem gerado resultados significativos para a Educação da cidade. Neste link, o exemplo está na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas em que alunos medalhistas, professores e escolas destacaram em 2025, unindo talento com a aprendizagem recebida. Em outra competição (Veja AQUI) a EMEF Aristides da Costa e Silva conquistou prata e menção honrosa para a cidade nas Olimpíadas Nacionais de Conhecimento.
Também neste ano, Barueri recebeu representantes da Educação de Itu e São Roque. Os visitantes vieram conhecer de perto as instalações e práticas inovadoras implementadas na rede municipal de ensino, com foco especial na Sala Maker e nos Núcleos Wit, espaços que promovem aprendizado interativo e tecnologia de última geração.
Da redação
Crédito das fotos 1 e 2 – Tatiane Zechetto/Secom
Crédito das fotos 3 e 4 - Clauber Drone/Secom Barueri
Crédito das fotos de 5 a 8 – Lourivaldo Fio/Secom Barueri
Crédito das fotos de 9 a 11 – Ana Guice/Secom Barueri
Crédito das fotos de 12 a 16 – Benjamim Sepulvida – Secom Barueri
