Temp

SÉRIE Parque da Maturidade “Barueri em sua melhor idade” - Capítulo 5: Progresso que não se imaginava

- 30 de março de 2019

Em plena maturidade, a cidade de Barueri comemorou 70 anos no dia 26 de março e o Jornal Oficial trouxe um presente pra você: uma série especial com a história do seu povo.

Frequentadores do Parque da Maturidade José Dias da Silva, equipamento administrado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, contaram suas memórias sobre o município.

Década a década, mesmo antes da emancipação, você conferiu a visão dos maiores de 70 que viram e viveram a cidade tornar-se a potência que é hoje. São cinco capítulos que foram publicados sempre aos sábados deste mês de março. Este é o quinto e último capítulo desta série. Boa leitura!

Não se esperava esse progresso
O pai dela ajudou a construir a Igreja de Nossa Senhora das Graças, no Belval. Ivone de Souza Araujo tem 71 anos e veio de Taubaté para Barueri em 1950. Estudou no Grupo Bandeirante que tinha só uma sala de aula: “depois fizeram uma escola de madeira no Belval, que hoje é o José Padinha.”

A aula de admissão preparatória para o ginásio, Ivone fez na casa de José Lopes Alonso e ia a pé, porque não tinha dinheiro para o trem. Cursou o ginásio em Osasco até a 7ª série e, aos 14 anos, foi trabalhar. “Tinha a CSU e fiz cursos de cabeleireiro, confeitaria e primeiros socorros. Fui convidada e fiquei trabalhando aqui (local onde é o Parque da Maturidade)”.

Ivone lembra que quando o Sameb foi fundado, ela fez o primeiro uniforme das cozinheiras e foi prestadora de serviço da secretaria de Promoção Social, oferecendo oficinas de artesanato para o projeto Gera Renda. Casada há 49 anos, Ivone mudou-se para o São Pedro e lembra que no primeiro dia da primeira gestão de Rubens Furlan, houve uma grande enchente: “O Furlan resolveu canalizar o rio. Barueri tá muito bom e quem viu há 30 anos não esperava esse progresso. O Parque da Maturidade deveria se chamar cidade dos idosos, porque para nós é uma maravilha.”
 


Publicado originalmente na edição 1.123 do Jornal Oficial de Barueri, de 30 de março de 2019, página 2.
Disponível aqui para download.


SÉRIE PARQUE DA MATURIDADE “BAURERI EM SUA MELHOR IDADE”
Clique 
aqui para acessar o Capítulo 1.
Clique 
aqui para acessar o Capítulo 2.
Clique 
aqui para acessar o Capítulo 3.
Clique 
aqui para acessar o Capítulo 4.