Temp

Saúde orienta usuários do Ganha Tempo sobre vacina contra HPV

- 30 de agosto de 2018

As 17 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Barueri disponibilizam a vacina quadrivalente, que age contra o papilomavírus humano (HPV), disponível a meninas com idades entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos.

Quem passou pelo Ganha Tempo Municipal na manhã de quarta-feira (dia 29 de agosto) foi alertado sobre os perigos dos diferentes tipos de HPV. A intervenção foi realizada pela equipe da Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (CABS), pertencente à Secretaria de Saúde, que distribuiu materiais informativos, preservativos femininos e masculinos e géis lubrificantes, além de responder dúvidas e oferecer orientações.

Na ocasião, cerca de 350 pessoas foram abordadas pelos profissionais. Eles explicaram que existem diferentes tipos de HPV, dos quais 40 podem infectar a região genital e provocar cânceres como o de colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe, dentre outros males. A vacina confere proteção contra o HPV de baixo risco (tipos 6 e 11) e de alto risco (tipos 16 e 18), tendo maior eficácia e indicação a pessoas que nunca tiveram contato com o vírus.

“Decidimos realizar essa ação porque a incidência de HPV entre os adolescentes é muito alta, bem como sua transmissão. Se os meninos e as meninas tomarem a vacina antes de iniciarem suas vidas sexuais, conseguimos prevenir que a doença se alastre cada vez mais”, alerta a enfermeira Thaís Andréa Tonissi de Lima, que participou da ação.

São duas as doses que os adolescentes devem tomar, sendo a segunda aplicada seis meses após a primeira. Tanto a vacina quanto o atendimento de jovens e adultos são oferecidos gratuitamente nas UBSs. O HPV é altamente transmissível e estudos mostram que adolescentes têm três vezes mais risco de contrair o vírus do que pessoas mais velhas.

Preservativos
Embora o HPV seja um vírus que infecta tanto mucosas quanto a pele, o que diminui em alguns casos a eficácia do uso de preservativos, ele continua sendo altamente recomendado, conforme destaca Thaís. “A vacinação é uma ferramenta de prevenção primária e não substitui o rastreamento do câncer, pois a vacina não confere proteção contra todos os subtipos oncogênicos de HPV. Da mesma forma, ela não confere proteção contra outras infecções sexualmente transmissíveis, daí a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais, como ou sem penetração”, reforça a enfermeira.

Sobre o HPV
O HPV é altamente contagioso, sendo possível contraí-lo em uma única exposição. O vírus é responsável por cerca de 5% de todos os cânceres no mundo. Ele é o causador de 100% dos casos de câncer do colo do útero, 50% de vulva e 65% de vagina. Os homens também são vítimas: 35% dos casos de câncer de pênis, 95% de ânus e 90% de verrugas genitais são oriundos do vírus.

Temp Temp