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Professores da rede participam de oficinas de Matemática e Língua Portuguesa

- 08 de março de 2018

Visando melhorar a qualidade de ensino no munícipio, a Secretaria de Educação de Barueri iniciou no final do ano passado a criação de grupos de Apoio ao Ensino de Matemática (Gaem) e ao Ensino de Língua Portuguesa (Gaelp). Na segunda-feira (dia 5) aconteceu a primeira oficina formativa com professores de Matemática e, na segunda quinzena de abril, iniciam-se as de Língua Portuguesa.

Os grupos são compostos por professores da rede destas disciplinas que conhecem a realidade educacional do município, em parceria com universidades que darão suporte ao trabalho realizado. Durante as oficinas, eles buscam discutir com profundidade a prática do ensino atual, além de propor novas abordagens, fazendo o elo entre trabalhos acadêmicos de qualidade e a prática docente. 

Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental, Flávia Moreno, tanto o Grupo de Apoio ao Ensino de Matemática quanto o Grupo de apoio ao Ensino de Língua Portuguesa surgiram como proposta da Secretaria de Educação para realizar um estudo mais detalhado sobre o que os alunos devem saber, considerando a constituição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores (de acordo com as competências descritas na Base Nacional Comum Curricular - BNCC e em consonância com a Base Curricular do Município de Barueri) e, a partir daí, propor sugestões e orientações aos professores sobre novas metodologias com embasamento teórico.

As oficinas ocorrerão uma vez por mês no CAP (Centro de Aperfeiçoamento dos Professores), onde participarão os profissionais que lecionam Matemática e Língua Portuguesa nos Ensino Fundamental I e II.

O Gaem e o Gaelp, além de oferecerem as oficinas e mediarem as discussões entre os professores, têm por objetivo elaborar material pedagógico e assessorar os docentes e as escolas na aplicação das metodologias sugeridas durante os encontros. “O professor terá um suporte pedagógico especializado sempre que for necessário, além de participar das oficinas que contribuirão para a sua formação contínua”, afirma Isabel Biondi, diretora do Apoio Pedagógico. 

De acordo com o professor responsável pelo Gaem, André Rosale, está sendo proposta uma mudança de prática de ensino, através da resolução de problemas. "Nós, professores, ainda temos a nossa prática ligada a estratégias tradicionais, em que o aluno decora e reproduz os conteúdos matemáticos que estão na base curricular. O objetivo da resolução de problemas é justamente fazer com que o estudante descubra padrões, crie estratégias, argumente e desenvolva o pensamento matemático. A discussão é longa e a presença e ciência dos professores são fundamentais para o sucesso. A resolução de problemas é adotada por países que obtém grandes resultados no ensino de Matemática. Nós temos excelentes professores e a formação docente é o caminho para o sucesso da aprendizagem de nossos alunos.”

Para a professora Itamar Silvestre Trevisan, responsável pelo Gaelp, a formação continuada espera contribuir com os professores. "Auxilia no que diz respeito à aplicabilidade dos conhecimentos teóricos que embasam sua metodologia, associando-os à reflexão sobre a prática do ensino de Língua Portuguesa, cujos resultados impliquem desenvolvimento de competências e habilidades exigidas na Educação Básica e influenciem na aprendizagem de todas as áreas do conhecimento.”   

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