Temp

Vacinação contra meningite ACWY está disponível nas UBSs de Barueri

- 07 de julho de 2025

Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp 

Resumo:

  • Desde o primeiro dia deste mês, as UBSs de Barueri passaram a aplicar a vacina meningocócica ACWY, que protege contra quatro sorotipos da meningite.
  • O novo esquema vacinal segue diretrizes do Ministério da Saúde e inclui reforço aos 12 meses e dose para adolescentes.
  • A vacinação é a principal forma de prevenção contra a doença. 

Desde o dia 1º de julho, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Barueri passaram a aplicar a vacina meningocócica ACWY como parte do calendário nacional de imunização. Crianças com 12 meses de idade já podem receber a dose de reforço, que agora oferece proteção mais ampla contra quatro sorotipos da doença: A, C, W e Y. 

Anteriormente, o imunizante disponível na rede pública protegia apenas contra o sorotipo C. A ampliação do esquema vacinal segue as novas diretrizes do Ministério da Saúde e tem como objetivo fortalecer a prevenção contra a meningite meningocócica. 

Novo esquema vacinal 

Com a atualização, o esquema recomendado pelo Ministério da Saúde é o seguinte:

  • Duas doses da vacina meningocócica C: aos 3 e 5 meses de idade;
  • Uma dose de reforço com a vacina ACWY: aos 12 meses;
  • Dose única ou reforço com a vacina ACWY: para adolescentes de 11 a 14 anos, conforme o histórico vacinal. 

Saiba mais 
Crianças que já receberam as três doses da vacina meningocócica C não precisam ser vacinadas novamente neste momento. Já aquelas que estão com 12 meses e ainda não foram imunizadas poderão completar o esquema vacinal com a nova versão da vacina até os 5 anos de idade. 

Em caso de dúvidas, pais ou responsáveis devem procurar a UBS mais próxima, levando a caderneta de vacinação da criança. 

Sobre a meningite 
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou parasitas, além de fatores não infecciosos, como câncer com metástase nas meninges, lúpus, efeitos colaterais de medicamentos ou traumas cranianos. 

Segundo o Ministério da Saúde, as meningites bacterianas são mais frequentes nos meses de outono e inverno, enquanto as virais tendem a ocorrer com maior incidência na primavera e no verão. 

A vacinação continua sendo a forma mais eficaz de proteger a população — especialmente crianças e adolescentes — contra as formas mais graves da doença. 

Temp Temp Temp Temp