
Outubro Rosa em Barueri lembra importância da conscientização e da rede de apoio
- 02 de outubro de 2025
Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp
Confira as fotos no Flickr
Resumo:
- A abertura do Outubro Rosa 2025 em Barueri destacou a importância da conscientização, apoio e acolhimento às mulheres com câncer de mama.
- O evento reuniu integrantes do Núcleo de Combate ao Câncer de Mama, que emocionaram com relatos de superação e apresentações musicais.
- A campanha reforça a importância da rede de apoio, da informação e de hábitos saudáveis na prevenção e no enfrentamento da doença.
No dia 1º de outubro, o Espaço Ruth Cardoso, sede da Secretaria da Mulher, foi palco da abertura oficial da programação do Outubro Rosa 2025. Sob o tema “Conscientizar, apoiar e acolher”, o evento reuniu mulheres acompanhadas pelo Núcleo de Combate ao Câncer de Mama (NCCM) de Barueri, que levaram mensagens de resiliência e esperança.
Carinhosamente chamadas de “pérolas rosas”, numa referência à pérola que nasce da dor da ostra, as integrantes do Núcleo emocionaram o público com a apresentação do coral. Acompanhadas pela Banda da Guarda Municipal, interpretando canções como Maria, Maria, de Milton Nascimento, além de relatos marcantes de suas trajetórias.
Saiba mais
Vale a pena lutar pela vida! Confira esses relatos emocionantes:
Juliana dos Santos descobriu o câncer de mama aos 39 anos, durante um autoexame.
“Aos 39 anos, durante um autoexame, descobri um caroço e fui diagnosticada com câncer de mama. Fiz mastectomia total em 2019, passei pela quimioterapia e, apesar das dificuldades, encontrei força no meu filho e no apoio da família. Perder o cabelo foi doloroso, mas o acolhimento que recebi no Núcleo de Mama fez toda a diferença. Lá encontrei amor, cuidado e força para seguir em frente. É um lugar onde saímos com a alma lavada.”
Claudia Fernanda Lopes também dividiu sua experiência, marcada por um exercício de autoestima. “Descobri o câncer de mama em 2017 e passei pelas cirurgias e sessões de radioterapia. Depois, enfrentei uma depressão. Foi então que cheguei à Secretaria da Mulher, onde fui acolhida e fortalecida pelas meninas do Núcleo. Participei de um curso de autoimagem e, ao final, escrevemos uma carta para nós mesmas. Na minha, escrevi: ‘Fernanda, prazer em revê-la, mas agora tem algo diferente em você: parece uma nova mulher, mais segura e sorridente. Hoje virei a página e transformei o choro em riso’.”
Elipia do Nascimento Rodrigues reforçou como o Núcleo deu novo sentido à sua vida: “Descobri o câncer em 2019 e conheci o Núcleo por meio de uma amiga. Quando cheguei aqui, eu amei. Esse lugar representa muitas vitórias e me trouxe vontade de viver mais e melhor. Até voltei a estudar e hoje faço o EJA na Secretaria da Mulher. O Núcleo é uma família.”
Alexandra Andrieta de Freitas Marques, nova integrante e uma das mulheres que estampam a identidade visual da campanha Outubro Rosa em Barueri, destacou a importância da rede de apoio. “Quando cheguei à Secretaria da Mulher, buscava apenas uma atividade física por recomendação do meu oncologista. Mas, assim que entrei aqui, fiquei encantada, porque encontrei um apoio cheio de amor. Eu tenho minha rede de apoio, mas muitas mulheres não têm, e aqui é realmente como uma família.”
Informação e vida saudável
A médica oncologista do Hospital Municipal de Barueri, Raquel de Oliveira Ribeiro Silva, lembrou que informação e hábitos saudáveis são as maiores armas no combate ao câncer de mama. “Quando temos acesso a informações sobre o câncer de mama, isso nos traz tranquilidade e, ao mesmo tempo, nos ajuda a encarar o medo. Quando você tem consciência, começa a entender o que pode vir. Sabemos que o câncer tem causas multifatoriais, mas podemos trabalhar no que está ao nosso alcance, como manter um estilo de vida saudável, praticar atividades físicas e cuidar da alimentação. Já está comprovado que hábitos saudáveis ajudam a evitar várias doenças, inclusive o câncer de mama”, disse a médica.
Núcleo de Combate ao Câncer de Mama
O Núcleo de Combate ao Câncer de Mama de Barueri, vinculado à Secretaria da Mulher, é um serviço permanente que oferece apoio integral a mulheres diagnosticadas com câncer de mama. Com uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, o Núcleo proporciona atendimento humanizado por meio de rodas de conversa, oficinas de artesanato, atividades físicas e momentos de embelezamento.
Além disso, disponibiliza perucas, lenços, sutiãs pós-mastectomia e próteses, promovendo bem-estar e autoestima. Em 2025, já foram arrecadados 83 sutiãs pós-cirúrgicos, 34 próteses mamárias, 13 meias antitrombo, oito braçadeiras e 47 perucas.
Quem desejar contribuir pode procurar o setor, localizado na Secretaria da Mulher (Rua Sebastião Davino dos Reis, 756, Vila Porto). Confira a programação completa do Outubro Rosa clicando AQUI.




