Saúde promove programa de Educação Médica Continuada

- 03 de março de 2023

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou na quinta-feira (2 de março) o programa de Educação Médica Continuada. O intuito é capacitar ainda mais os profissionais da rede municipal de saúde e os médicos residentes ao longo de todo ano. Neste mês estão previstos três dias de treinamentos. Os temas estão baseados nos principais sintomas relatados pelos pacientes registrados na rede municipal e nas datas comemorativas do setor.

“A gente sempre precisa se atualizar na área e esses treinamentos proporcionam isso tanto para o profissional que já atua na rede municipal de saúde como também os que estão chegando, os residentes médicos. É fundamental darmos a devida importância e meios de capacitação aos residentes nesse momento de formação. Essa junção de esforços e capacitação são ganhos para o município, aumenta a resolutividade, evita o excesso de encaminhamentos e dá mais segurança ao médico”, explica o coordenador da Atenção Especializada da rede, o médico hematologista e hemoterapeuta, Felipe Ribeiro Cardoso.

Temas
Em comemoração ao Dia Mundial da Audição e ao Dia Nacional do Otorrinolaringologista, celebrado em 3 de março, os temas deste primeiro treinamento foram “Rolha de cera, rinites e sinusites”, ministrada pela médica Cláudia Fukuda, “Marcos do desenvolvimento da linguagem na infância. Quando suspeitar de autismo?”, com a médica Carolina Demant, e “Presbiacusia, tontura e zumbido”, com a médica Eliane Von Söhsten. Vale lembrar que o termo presbiacusia é caracterizado por alteração no órgão auditivo decorrente do processo de envelhecimento.

Dando continuidade ao ciclo de treinamentos, os próximos acontecerão em 9 de março, no Dia Mundial do Rim, com o nefrologista Armando F. V. Júnior, e em 27 de março, em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia, com as neurologistas Walkiria Monteiro Lopes e Barbara Arraes Guedes Macedo.

Residentes médicos
Em 1º de março houve a apresentação dos 18 residentes médicos, sendo seis profissionais de cada especialidade: pediatria, clínica médica e cirurgia, que integram o programa de residência médica de Barueri. Neste dia 2 de março, alguns deles já participaram desse primeiro treinamento.

O programa de residência médica no âmbito do município de Barueri foi instituído por meio da lei municipal nº 2.897, de 16 de fevereiro de 2022, e desempenhado no Hospital Municipal de Barueri "Dr. Francisco Moran" com estágios externos nos Centro de Especialidades, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e prontos-socorros, por exemplo. Desde então o município conta com o reforço desses residentes em clínica médica e pediatria, e este ano iniciaram os especializados na área de cirurgia.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp