Temp

Secretaria da Mulher promove show de talentos e desfile de moda

- 03 de abril de 2025

A Secretaria da Mulher realizou, nos dias 27 e 28 de março, dois eventos que revelaram o talento e a criatividade das alunas do Espaço Mulher Ruth Cardoso. Com o objetivo de estimular a autoestima e o autoconhecimento, as participantes brilharam no Show de Talentos e no desfile "Passarela para Todas". 

Show de talentos 
Na quinta-feira (27), cerca de 20 mulheres subiram ao palco montado no vão livre da Secretaria para apresentar seus talentos artísticos de diversas formas, como dança, artesanato, poesia, música e teatro.  

“A ideia era que cada mulher tivesse a liberdade de expressar seu talento. Cada uma tem um dom, e este foi um momento de entrega”, destacou a coordenadora Camila Soares Rampazo de Oliveira.  

A estilista Daisy Vigilato, que se apresentou cantando "Ninguém Explica Deus", do grupo Preto no Branco, falou sobre a experiência. 

"Já estou acostumada a cantar na igreja, mas participar deste evento é especial. O processo de inscrição e preparação foi incrível, uma verdadeira oportunidade de mostrar o que sabemos fazer. Hoje, a arte nos une!” 

Um grupo de amigas escolheu homenagear a Secretaria da Mulher com a leitura de um poema e interpretar a canção “Planeta Azul” de Chitãozinho e Xororó. Para Cida Barros, a escolha da música teve um propósito. 

"Nosso objetivo foi conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente. A arte é uma ferramenta poderosa para isso", disse Cida. 

O evento teve início com uma apresentação das alunas do curso de Expressão Corporal, ao som de "It's My Life", de Bon Jovi, envolvendo o público com energia. Para muitas participantes, a experiência é transformadora.  

"Eu gosto de participar. Isso me traz alegria e melhora minha autoestima. Quero mostrar o meu melhor hoje!", contou Marisa Faria, 75 anos.  

Já Maria de Conceição de Araújo, 69 anos, destacou o impacto positivo da dança.  

“O Show de Talentos é experiência incrível, cheia de aprendizado. Participar da dança me fez sentir rejuvenescida!", comenta. 

Passarela para todas 
Na sexta-feira (28), foi a vez do evento "Passarela para Todas", idealizado pela professora de Expressão Corporal Rita Nogueira. O desfile proporcionou um momento de empoderamento para quase 100 mulheres que tiveram a oportunidade de brilhar na passarela montada especialmente para elas. Com brilho nos olhos e passos firmes, as participantes demonstraram que beleza e confiança não têm idade. Os eventos reforçaram a importância da arte e da expressão na construção da autoestima. 

"Sempre me preocupei em vestir as alunas de forma que se sintam confortáveis e valorizadas em suas apresentações de dança. Desta vez, contei com a ajuda da modelo e estilista Daiane Durães, que ministrou um workshop sobre elegância na passarela", explicou Rita. 

Na primeira parte do desfile, as participantes usaram roupas iguais, mas com acessórios diferentes, desfilando como dançarinas. Em seguida, cada uma entrou na passarela vestindo uma peça especial do próprio guarda-roupa, escolhida por seu valor sentimental, como um vestido usado na formatura do neto ou no casamento do filho. 

"Estava radiante naquele ambiente de alegria, união, respeito e, por que não, de libertação. Na segunda passarela, onde o traje era livre e pessoal, escolhi meu look de Ano Novo: uma saia de rendas soltas, uma blusa de uma manga só, colar, pulseiras e brincos de murano marrom, combinados com um tênis creme. Naquele momento, me senti a própria Gisele Bündchen”, disse Juraci Viana de Lara, 67 anos, sobre o desfile promovido na Secretaria da Mulher.  

"Sugeri que elas escolhessem uma roupa com algum significado especial e que pudessem usar tênis, porque aqui, na ‘passarela da vida’, elas podem tudo", completou Rita. 

Temp Temp Temp Temp Temp