Renascer: bolsistas participam de oficinas de aproveitamento de alimentos

- 03 de novembro de 2022

Que tal experimentar uma salada de talos com casca de manga? Ou aproveitar as sobras do suco de beterraba na farofa de farinha de milho? Essas e outras técnicas de culinária saudável e sustentável acontecem todas as segundas-feiras na sede do projeto Horta da Gente, no Parque Ecológico Tietê. Um cenário perfeito e exclusivo para os bolsistas do programa Renascer, que aprendem a como não desperdiçar os alimentos.

As oficinas de “Aproveitamento Integral de Alimentos” são promovidas pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) em diversas frentes. Ela chegou para os integrantes do Renascer funcionando em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) e o Fundo Social de Solidariedade com o objetivo de estimular a autonomia e ensinar a prática culinária.

Da horta pra mesa
Uma cozinha equipada foi construída na sede da Horta da Gente. Lá, onde a arte de cuidar da natureza já é dominada pelos integrantes do programa Renascer, eles estão aplicando essa responsabilidade ambiental também na hora de fazer a refeição.

Selma Nunes, de 60 anos, aprendeu as dicas da oficina e escolheu a beterraba como o principal ingrediente. “Fiz bolinho de arroz com sobra de suco de beterraba e salada com as folhas da beterraba. Ficou muito gostoso, eu costumava jogar fora, agora vou fazer sempre”, conta a bolsista do Renascer.

“Essa oficina serve pro dia a dia lá em casa, estou gostando muito de aprender, eu aprendi a fazer o suco de beterraba, porque é o ingrediente que nós temos aqui na horta. Vamos unir o útil ao agradável”, conta Edvaldo Cavalheiro, de 55 anos.

“A ideia é aproveitarem o alimento que alguns deles cultivam na sua totalidade. Aprendem que não precisa descascar a beterraba e que não precisam jogar fora a casca da manga”, ressalta a educadora ambiental da Sema, Lucimara das Dores Cunha dos Santos

Apoio psicossocial
Após as oficinas, os integrantes do programa Renascer participam de uma dinâmica em grupo com o intuito de obter um apoio psicossocial acompanhado por uma psicóloga e estudantes de psicologia do último ano letivo.

“É uma forma de fortalecer o grupo, fazendo link com o que eles aprenderam aqui e a realidade social deles, mostrando, por exemplo, que o aproveitamento do alimento é um dos caminhos possíveis, sempre nesse viés de pertencimento e resgate da autonomia”, explica o aluno de psicologia do quinto ano, Rafael Pereira.

Renascer
O programa Renascer visa resgatar socialmente pessoas que viveram em situação de rua, foram acolhidos na Cáritas e agora encontram uma chance de recomeço por meio de uma bolsa-auxílio e cursos de capacitação profissional. Dentro do programa funciona ainda o projeto Horta da Gente, que dá a oportunidade para alguns desses bolsistas contribuírem em um ciclo de sustentabilidade. Conheça mais clicando AQUI.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp