Temp

Tendas de testagem para Covid-19 encerram atividades esta semana

- 04 de novembro de 2021

Com o número de coletas para testagem da Covid-19 bastante reduzido, a Secretaria de Saúde de Barueri decidiu encerrar a partir do dia 5 de novembro (sexta-feira) as atividades das tendas especialmente montadas para esse fim no estacionamento do Ginásio José Corrêa, no Centro.

As pessoas que apresentarem sintomas da Covid-19, como febre, tosse, cansaço, perda de paladar ou olfato e falta de ar deverão ir até um Pronto-socorro (PS) mais próximo da residência e procurar atendimento médico, onde será avaliada a necessidade do exame conforme critérios clínicos.

Montadas desde setembro de 2020, foram realizados 79.483 exames de RT-PCR (reverse-transcriptase polymerase chain reaction, na sigla em inglês), até o último dia 31 de outubro, nas tendas, em funcionamento no esquema drive thru. Esse exame serve para diagnosticar os casos de infecção ativa pelo vírus e é considerado modelo “padrão ouro”, ou seja, um dos mais eficientes para detectar casos de infecção.

O número de coletas foi caindo nas tendas ao longo dos últimos meses. No pico dos testes, em março deste ano, houve 14.235 amostras coletadas. Em outubro passado, esse número foi de 2.126, ou 85% de queda no número de testes.

Mais de 160 mil testes realizados
Considerando os testes realizados nas tendas e nos PS, a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, já realizou desde setembro do ano passado até o dia 31 de outubro, 160.332 exames de RT- PCR para Covid-19 no município.

Os testes nas tendas cumpriram um importante papel, pois permitiram demonstrar um panorama de infectados e não infectados da população com relação à pandemia, além de encaminhar os casos positivos para isolamento e ao acompanhamento necessário, uma vez que assintomáticos também transmitem a doença.

Temp