Temp

Semurb vistoria veículos para maior segurança no transporte escolar

- 05 de fevereiro de 2025

Encerra-se nesta sexta-feira, dia 07 de fevereiro, na rua Cabo PM José Maria Schiavelli, 241, com a rua Diamante, na Vila Porto, o processo de vistorias de uma frota de 420 veículos cadastrados pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) para operar de forma regularizada no transporte escolar no 1º semestre do ano letivo de 2025. O atendimento é realizado mediante agendamento, visando garantir a segurança de alunos, condutores e monitores no trânsito na volta às aulas.  

O processo de vistorias de vans e ônibus foi iniciado na segunda-feira, 03, em frente ao Ginásio Poliesportivo José Corrêa, no Centro, após a entrega de documentos na Semurb, conforme o Decreto nº 7.943/2014. 

Uma vez regularizado, o condutor fica apto para trabalhar com o transporte escolar em Barueri até a metade deste ano. Para o 2º Semestre de 2025, o mesmo procedimento acontecerá no começo de julho. 

Quem não comparecer dentro do prazo determinado para a inspeção veicular poderá se dirigir à Semurb, na rua da Prata, 725, durante a semana, para apresentação de documentos e agendamento da vistoria do transporte escolar.  

O serviço é uma espécie de renovação da autorização dos condutores, que detêm o registro na Semurb. E as vistorias são realizadas conforme exigências dispostas no Capítulo XIII do Código de Trânsito Brasileiro - CTB (Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997). Dentre elas, o Artigo 136, Inciso II, determina a inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança. 

Todos os veículos são padronizados com faixa escolar, conforme determina a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), numerados e divididos em particular (P), de Barueri, e OM (Outro Município).  

Inspeção veicular e selo 
Na inspeção são verificadas condições gerais do veículo, como cinto de segurança, pneus, extintor, toda parte elétrica (luz de freios, faróis, lanternas), delimitadores, limpadores de para-brisas e tacógrafos. “Fazemos a vistoria a cada seis meses, sempre antes de começar as aulas. Estando tudo certo, colocamos um selo com QR Code, com novo layout, para facilitar tanto na fiscalização quanto na identificação dos veículos que já estão habilitados a trabalhar em situação regular com o município”, explicou Roberto Clineu Soares, superintendente do Departamento de Transportes Diferenciados da Semurb. 

O selo, que é obrigatório, fica no vidro do veículo. “Permite facilitar o trabalho da fiscalização e para os demais que quiserem verificar a situação do veículo, que é o que sempre orientamos os pais: contratar apenas veículos que estejam regulares com a Semurb. Daí, contratá-los para transportar os seus filhos, que são o seu bem maior”, reforçou o superintendente Roberto Clineu Soares.  

Segurança é primordial  
Os condutores são avisados com antecedência para que façam a entrega de toda documentação necessária, bem como o laudo e vistoria de segurança veicular que é realizado por oficina cadastrada no Imetro, autorizada pelo Detran.  

Acostumados ao processo semestral de vistorias, os condutores entendem exigências e têm colaborado com o trabalho dos agentes da Semurb e a fiscalização. “A vistoria é bem válida. Precisa ser feita mesmo a cada seis meses. Isso é bom para incentivar outros condutores a realizar também a vistoria. Fica mais confiável para trabalharmos. Sempre participei, e a cidade apoia muito a gente”, destacou Deusdete dos Santos Flores, que é de Carapicuiba, proprietário de Sprinter 415 extralonga. Ele transporta alunos para a FiebTech (Fundação Instituto de Educação de Barueri) há 22 anos. 

Para Edinéia Aparecida Cabreira Volpato, que atua na região do Mutinga há 11 anos, a segurança é primordial. “É muito importante em nossa área de transporte escolar. Gosto muito do trabalho do pessoal (da Semurb). Não volto a trabalhar sem essa vistoria”, elogiou a condutora, que é ainda vice-presidente da Aceber (Associação dos Condutores Escolares de Barueri e Região), fundada em 2019. “Na associação procuramos ajudar os tios (condutores) no que é possível com vários projetos”, finalizou. 

Fiscalização e multa 
Sem aprovação nas vistorias e fiscalização diária nas portas das unidades, os veículos são impedidos de realizar atividades de transporte escolar. Os proprietários ficam passíveis das sanções administrativas cabíveis.  

Temp Temp