
EMEF da Vila Universal promove concurso que une reciclagem e criatividade
- 08 de outubro de 2025
Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp
Confira as fotos no Flickr
Resumo:
- A EMEF Deputado Agenor Lino de Mattos, de Barueri realizou o “EcoGrana”, unindo reciclagem, educação ambiental e matemática de forma lúdica.
- O projeto envolveu alunos, famílias e professores em atividades como arrecadação de tampinhas e um desfile com roupas feitas de materiais recicláveis.
- O evento promoveu consciência ambiental, criatividade e trabalho coletivo, reforçando o papel da escola como espaço de transformação social.
Uma das grandes preocupações da Prefeitura de Barueri é a destinação correta dos resíduos sólidos. Por isso, a administração apoia integralmente as cooperativas Cooperyara e Unindo Forças e investe fortemente na limpeza urbana da cidade. Esses valores também são cultivados nas escolas da rede municipal, como na EMEF Deputado Agenor Lino de Mattos, na Vila Universal.
Foi lá que, no sábado, dia 4 de outubro, aconteceu o “EcoGrana – Reciclando e Calculando com Estilo”. Mesmo sob uma fina garoa, o evento lotou a quadra e a arquibancada da escola.
Na programação, houve um concurso de arrecadação de tampas plásticas de refrigerantes, produtos de limpeza e anéis de latas, além de um desfile de moda com roupas feitas de materiais recicláveis. A iniciativa coincidiu com a reunião mensal de pais e mestres.
Saiba mais
Desde que o projeto multidisciplinar foi lançado, no início de agosto, estudantes, familiares e amigos se mobilizaram para ajudar na coleta dos materiais e na criação de fantasias capazes de impressionar o júri, composto pela professora Daiane Sojo da Silva, a funcionária Rita de Cássia Elida Trindade da Silva e o morador do bairro Paulo Ricardo Marques. A performance na passarela ficou por conta da criatividade de cada participante.
“O objetivo é despertar nos estudantes a consciência de que ações simples podem gerar um grande impacto ambiental. Nosso foco está na redução das mudanças climáticas, na diminuição da poluição, na preservação dos recursos naturais, na geração de emprego e renda e no enfrentamento do problema do lixo”, explica Daniela Pinheiro de Oliveira, coordenadora pedagógica. “Além disso, usamos a matemática financeira de forma lúdica e envolvente, promovendo trocas de tampinhas e lacres por moedas de brinquedo”, completa.
O concurso
As criações foram um show à parte: fantasias de répteis feitas com caixas de ovos, super-heróis com capas plásticas e machados de papelão, saias que lembravam dobraduras de papel craft e vestidos monocromáticos produzidos com sacos de lixo.
Mães e responsáveis capricharam nos detalhes, seguindo orientações dos professores e utilizando cola quente para melhor fixação dos materiais. Tampas plásticas coloridas, anéis de latas e até pedaços de CDs e DVDs foram incorporados às fantasias, agregando valor visual e conquistando a atenção dos jurados.
Nos bastidores, algumas mães foram vistas dando os toques finais nas roupas pouco antes do desfile começar.
Vencedores do concurso de lacres e tampinhas
Prêmio: uma bicicleta para cada vencedor
Categoria/ano |
Pontos |
Aluna (o) |
9º |
29.328 |
Livia Laura Almeida Silva |
5º ao 8º |
53.017 |
Kemilyn de Siqueira Oliveira |
1º ao 4º |
31.636 |
Kauã da Silva Araujo |
Vencedores do desfile (jurados e voto popular)
Prêmio: uma bicicleta para cada vencedor
Categoria/ano |
Aluna |
9º |
Nicolly Oimpio Oliveira dos Santos |
5º ao 8º |
Alice Oliveira Cardoso Marques |
1º ao 4º |
Valentynna Cristina Santos Alves |
Uma vencedora
Alice Oliveira Cardoso Marques, de 13 anos, inovou em sua apresentação com seu cãozinho e conquistou os jurados: “Achei que se entrasse com o Duque na passarela daria um ‘tchan’ diferente. Mas não fiz isso só pra ganhar. Amo o Duque desde o dia em que o adotei, junto a um morador de rua em São Paulo”, contou.
Uma mãe
Silvana Pereira Farias, mãe de Théo, de 8 anos, que usou um colete e um boné decorados com lacres coloridos de latinhas, comentou: “Deu trabalho. Tive que usar cola quente, mas valeu a pena. Ele até ganhou uma bola de futebol!”, disse orgulhosa.
Balanço do evento
“A realização do EcoGrana foi extremamente satisfatória. O projeto mobilizou alunos, professores e famílias, promovendo reflexões sobre o valor do trabalho coletivo, da troca solidária e do cuidado com o planeta. A vivência foi permeada pelo espírito de Ubuntu, ‘uma pessoa é através de outras pessoas’, conceito que expressa pertencimento, partilha e colaboração entre todos os envolvidos”, afirmou Weverton Ferreira Lopes, orientador da escola.
“O EcoGrana reafirmou a força da comunidade escolar como um espaço de construção conjunta, aonde o aprendizado vai além da sala de aula e se transforma em experiência de vida. A gestão pedagógica celebra o sucesso da primeira edição e reconhece o comprometimento da equipe escolar na promoção de um ambiente educativo inovador, criativo e profundamente humano”, completou.
Outros organizadores
- Diretor: Marcio Aparecido Lima
- Assessora Pedagógica: Tamires Ramalho de Oliveira
- Auxiliar de Sala: Isabelly Assunção Rocha






