Profesp Elite Aprendiz recebe novos participantes

- 10 de fevereiro de 2023

Sessenta adolescentes participaram nesta quinta, dia 9, na sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), da aula inaugural do Profesp Elite Aprendiz. Junto com os pais ou responsáveis, os jovens receberam instruções sobre o Programa.

Adriana Bueno Molina, secretária da Sads, fez questão de recepcioná-los. Ela lembrou que o Profesp (para crianças de nove a 14 anos) foi trazido para Barueri por iniciativa da então deputada federal Bruna Furlan e que, depois disso, detectou-se a necessidade de criar o Profesp Elite, que acompanhará esses adolescentes dos 14 aos 18 anos. “Este programa visa capacitar e colocar o adolescente no mercado de trabalho. É muito importante a participação dos pais nesse processo”. A secretária também esclareceu que em conversa com o Prefeito decidiu-se pela criação de uma bolsa-auxílio como forma de incentivo.

Outra novidade em relação ao ano anterior é que o Profesp Elite está em novo endereço, agora funcionando na sede da Sads, onde acontecerão todas as capacitações. “Aqui, somos uma Secretaria de acolhida, temos uma boa estrutura e todos vocês são bem-vindos”, finalizou Adriana.

Profesp Elite
Criado em 2019, o Programa já atendeu 135 adolescentes, sendo que 40 foram encaminhados para estágio de treinamento dentro da Prefeitura de Barueri e 25 estão no mercado formal de trabalho. É destinado a quem já saiu do Profesp, foi encaminhado pelos Cras  e está em condição de vulnerabilidade social.

Durante o Programa, os jovens participam de capacitações, palestras, visitas e mentorias. Há duas fases: a primeira de capacitação teórica, na qual recebem um incentivo de 10% do salário-mínimo, e a segunda de estágio de treinamento, remunerada com 50% do salário-mínimo. Enquanto está no Programa o adolescente deve manter 90% de frequência tanto nas fases quanto na escola em que está matriculado.

Parcerias
Este ano, o Profesp Elite tem como parceiros a 7E Equilibrium Desenvolvimento, que aplica a mentoria e capacitação para o mercado de trabalho;  a Assinco Cursos, que ministra as aulas de informática; o Projov, que também capacita e auxilia com o cadastro das empresas; além  da Secretaria de Educação, que viabiliza encontros para reforçar práticas relacionadas ao uso adequado da Língua Portuguesa em documentos, por exemplo.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp