Alunos da Sema visitam Estação de Tratamento de Água de Vargem Grande Paulista

- 10 de outubro de 2022

A Estação de Tratamento de Água (ETA) de Vargem Grande Paulista (SP) recebeu os alunos do curso de Agente de Desenvolvimento Socioambiental, promovido pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema), na terça-feira (dia 4). O objetivo foi mostrar na prática um dos tópicos do curso, que é o tratamento e a distribuição da água em diversos municípios, principalmente aqueles que fazem parte da região de São Lourenço, como é o caso de Barueri.

A visita foi encabeçada pelo Núcleo ODS Barueri. Também estiveram presentes os membros do Comdema (Conselho de Defesa do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e alguns servidores da Sema.

ETA Vargem Grande
O local faz parte do Sistema Produtor São Lourenço, sendo composto por três reservatórios grandes, com 14,8 metros de altura e capacidade para 25 milhões de litros de água, volume correspondente a 13 piscinas olímpicas. Ele é interligado aos sistemas que abastecem a Grande São Paulo, aumentando a capacidade de produção de água para a Região Metropolitana.

A analista de Gestão em Comunicação e Educação Ambiental da Sabesp, Luzia Helena Almeida, detalhou esse processo de tratamento. “Nós temos a captação, produtos químicos, floculação, decantação, filtração, os produtos finais, a distribuição e a qualidade dessa água, todo o sistema primário”, disse. E completou: “todas as nossas ações seguem as medidas da OMS (Organização Mundial da Saúde) e são monitoradas na estação 24 horas por dia e no controle sanitário, na distribuição”, comenta.

Agente de Desenvolvimento Socioambiental
Dentre as etapas do curso de Agente de Desenvolvimento Socioambiental, a de tratamento de uso consciente da água busca passar aos futuros profissionais como esse recurso natural deve chegar à população.

O engenheiro ambiental da Sema, Guilherme Librete de Oliveira, explica como o curso aborda essa dinâmica, tanto no tratamento da água, quanto no tratamento de esgoto. “Na disciplina Gestão de Saneamento Ambiental, nós abordamos os quatros pilares do Saneamento: a água, o esgoto, a drenagem e os resíduos. Com relação ao saneamento nós abordamos a importância de se ter essas medidas em relação a promoção da saúde. Se uma pessoa beber uma água contaminada, ela vai ficar doente, faltar no trabalho, isso gera impactos na economia, no sistema de saúde, então nós entendemos que o saneamento é uma medida para promover a saúde”, esclarece.

“Durante as aulas nós abordamos toda a infraestrutura que é necessária para realizar tanto o abastecimento de água potável quanto de esgotamento sanitário e uma das etapas abordadas foi o tratamento da água. Ela precisa estar dentro dos padrões de potabilidade e é isso a importância justamente do tratamento da água”, salienta.

Andressa Sannazzaro, aluna da Sema, elogia a estrutura do curso. Mesmo já sendo engenheira civil e tendo vários desses conhecimentos, afirma ter agregado outros saberes. “Com relação à Estação de Tratamento, é muito importante pra gente saber de onde vem a água que estamos tomando, qual a dificuldade de ela chegar até as nossas casas, qual é o processo, o tempo que leva pra ficar pronta pra gente beber, o que é adicionado nela, o trabalho que dá isso pra Sabesp, pra nós valorizarmos esse recurso, que é um recurso finito e que a gente precisa ter consciência, conservar e usar com mais parcimônia”, ressalta Andressa.

Núcleo ODS
Para Roberta Carvalheiro, coordenadora do Núcleo ODS Barueri, a mobilização de novos atores e parceiros é muito importante para a obtenção de conhecimentos que resultem em benefícios à sociedade. “A gente, como movimento da sociedade civil, mobiliza todos os setores para trazer toda essa agenda mundial da ONU e dos objetivos que envolvem o meio ambiente, que incluem pessoas, questões sociais, econômica e de políticas públicas. Essa conscientização é extremamente importante, porque os desafios pedem cooperação integrada, de todo mundo pensando junto”, ressaltou.

Temp Temp Temp Temp Temp