Parque Ecológico: um presente valioso para Barueri e região

- 10 de julho de 2018

Esta é a quarta e última reportagem de uma série especial sobre o Parque Ecológico de Barueri. Durante as últimas matérias foi possível conhecer um pouco desse espaço tão rico, acolhedor e importante para a qualidade de vida dos moradores de Barueri e região, afinal, todos podem e devem desfrutar da vida ao ar livre.

O Parque nasceu do decreto estadual 7.868, publicado em 30 de abril de 1976, mas sua inauguração se deu apenas em 14 de março de 1982. O objetivo era preservar as várzeas do rio Tietê. Nessa época, era composto por três núcleos: Engenheiro Goulart, Jacuí e Ilha do Tamboré, sob administração do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE).

Em julho de 2014, a área a qual pertencia o núcleo Ilha do Tamboré passou a ser administrada pela Prefeitura de Barueri por meio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema). O termo de permissão de uso exige que as áreas continuem sendo usadas para fomentar a educação ambiental, a preservação do meio ambiente, o esporte, a cultura e o lazer.

O cinturão verde da região
O secretário de Meio Ambiente de Barueri, Marco Antônio de Oliveira – o Bidu -, que também é biólogo de formação, explica que o Parque funciona como um ponto de parada de animais em migração. “Vem tudo que é bicho ali para parar na lagoa”, conta. “Essa área faz parte do nosso cinturão verde, uma área de preservação importante não só para Barueri, mas para a região oeste. É um corredor que serve tanto para migração de animais quanto para conservação e preservação, além de lazer para a população; é um entrelaçamento da necessidade do povo dessa região em ter esse relacionamento com o verde”, destaca Bidu que, em 2011 quando também foi secretário, oficializou junto ao governo do Estado o pedido para que o município administrasse o local.

“É um parque que não tinha muita gente, estava bem abandonado, e hoje as pessoas estão bem mais familiarizadas com ele, se popularizou muito mais. Ele está bem mais conservado, muito bonito, e quem vai lá adora aquela região”, destaca Bidu.

Nos últimos dois anos, um intenso trabalho tem sido feito para recuperar e revitalizar o Parque. Além da retomada da preservação e de estar se tornando referência para uma maior conscientização ambiental, o local tem recebido grandes investimentos em infraestrutura, como iluminação em led, manutenção constante e replantio de árvores que caem devido à idade.

Vem viver o verde!
Ficou com vontade de frequentar mais o Parque Ecológico de Barueri? Não precisa nem pensar duas vezes. Ele fica na avenida Doutor Dib Sauaia Neto, 1600, Alphaville, funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 17h e aos finais de semana e feriados das 9 às 17h. A entrada e o estacionamento são gratuitos.

SÉRIE ESPECIAL PARQUE ECOLÓGICO

Clique aqui para acessar a 1ª reportagem