Temp

Outubro tem programação especial nos Cras de Barueri

- 10 de outubro de 2022

Como parte das atividades alusivas ao Outubro Rosa e também ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, os seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Barueri desenvolveram atividades especiais. 

Durante a semana de 3 a 7 de outubro, cerca de 150 pessoas atendidas pelos Cras, em sua maioria idosos, participaram de uma Roda de Conversa Dançante, ministrada por Giseli Anjos, da Sads (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social). A atividade foi realizada em conjunto com grupos que já existiam nos Cras, como os de artesanato, expressão corporal e o de grafite, chamado de Basquianas. 

Durante essas atividades, entre uma dança e outra aconteceu uma conversa descontraída sobre o Outubro Rosa. Foi destacada a importância da detecção precoce da doença, como fazer o autoexame e a necessidade de cuidados e atenção com o próprio corpo.  

Ao final de cada roda de conversa uma mandala cor-de-rosa foi construída com a participação de cada integrante do grupo. Ela ficará em cada Cras como uma lembrança da importância do cuidado com a vida de cada um. 

De forma alusiva ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, Giseli falou sobre os direitos dos idosos, a convivência em família, a serenidade em aceitar o processo de envelhecimento e sobre a importância de realizar atividades nesta fase da vida. 

Cras Parque Imperial 
Maria de Fátima Araújo, de 67 anos, é integrante dos grupos de artesanato e também das Basquianas (idosos que fazem grafite) desde o início dessa atividade, em 2018. Ao participar da Roda de Conversa Dançante, ela destacou a importância dos grupos para as pessoas. “A gente precisa disso. Há muitas pessoas que não conseguem dividir seus problemas em suas casas; muitos vivem só e não recebem nem sequer um abraço. Aqui no Cras a gente se expressa e ganha um abraço em família. Do Cras recebemos carinho, sabedoria e conhecimento que esses cursos passam para nós. Eu sinto esse amor cada vez mais”, declarou. 

Cras Jardim Paulista 
Maria Lúcia Zanniboni tem 67 anos e mora no Jardim Paulista. Conhece o Cras mas não participa de nenhum grupo. Esta semana ela conversava com a psicóloga Larissa Oliveira Kuhn, porque estava passando por muitas tribulações. Por sugestão da técnica, resolveu participar da roda de conversa. Ao final da atividade, Maria Lúcia estava emocionada. “Foi tão bom! Eu estava precisando tanto de um abraço e me senti muito acolhida. Foi Deus”, disse, agradecida. A partir de agora, Maria Lúcia pretende participar dos grupos. 

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp