Barueri é 1º lugar no Ranking de Cidades Sustentáveis no país e no sudeste

- 11 de abril de 2023

O município de Barueri se destacou mais uma vez no país. Dessa vez, ao se classificar em 1º lugar no “Ranking de Cidades Sustentáveis” 2023, desenvolvido pela plataforma on-line Bright Cities. Dentre as 326 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, de acordo dados de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram apontadas as cinco primeiras de cada região e Barueri se sobressaiu.

Na classificação geral, o município ficou na 1ª colocação com uma média geométrica de 7,35. Na região Sudeste, Barueri também se manteve em 1º lugar, ficando à frente de São Caetano do Sul, Araras, Bragança Paulista e Atibaia – ranking que se repete no quadro nacional. Nas demais regiões brasileiras, as cidades que lideraram são Florianópolis (SC), no Sul; Goiânia (GO), no Centro-Oeste; Sobral (CE), no Nordeste; e Palmas (TO), no Norte.

Com uma metodologia baseada na análise de dados e de indicadores reconhecidos por entidades internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Internacional de Normalização (ISO), a Bright Cities estabelece rankings comparativos, traça contextos regionais e identifica os principais desafios sociais e econômicos, independentemente do porte do município. Dessa forma, destaca que “as cidades mais inteligentes e sustentáveis buscam aumentar a qualidade de vida de seus cidadãos, visando a gestão eficiente.”

Números importantes
Esse ranking anual é embasado em 40 indicadores, provenientes da norma ABNT NBR ISO 37120:2021, que foram divididos em cinco pilares temáticos: prosperidade, gestão, bem-estar, segurança e infraestrutura e serviços básicos.

Na área da educação, a porcentagem da população de Barueri em idade escolar matriculada encontra-se em 100%; a de estudantes com ensino secundário completo registrou 88,76%; e o número de estudantes com ensino primário completo é de 74,07%.

Outros indicadores que chamam a atenção são os 8.712,42, número de empresas por 100 mil habitantes, e com relação à conectividade aérea (número de partidas de voos comerciais sem escalas), da qual a cidade alcançou a marca de 252.801.

Já as porcentagens da população atendida por sistema de coleta e afastamento de esgoto, coleta regular de resíduos sólidos domiciliar e serviço de abastecimento de água potável alcançaram 100%.

“Esse ranking reflete a eficiência dos investimentos que vêm sendo feitos na cidade nos últimos anos pela Prefeitura. Barueri aprimorou consideravelmente sua infraestrura, o que leva à oferta de mais e melhores serviços, exatamente como mostra esse levantamento”, ressalta o secretário de Obras Beto Piteri.

Conheça os cinco pilares avaliados
- A Prosperidade de uma cidade pode ser avaliada tomando como base a economia, a inovação, a infraestrutura e as condições sociais.
- A Gestão tem como objetivo avaliar fatores que impactam a qualidade da gestão municipal. A análise de indicadores vai desde as finanças públicas até a igualdade de gênero na política.
- O Bem-estar envolve a qualidade de vida dos habitantes. Esse pilar temático agrega uma série de indicadores que impactam diretamente a vida das pessoas, como educação, saúde, cultura e meio ambiente, por exemplo.
- A Segurança é considerada fundamental no dia a dia das pessoas e na garantia do bom funcionamento da cidade.
- A Infraestrutura e Serviços Básicos envolve o desenvolvimento e o bem-estar de uma cidade e de seus habitantes, envolvendo serviços básicos como água potável, saneamento e eletricidade.

Temp Temp