Agora o RG Animal também pode ser feito nas bibliotecas de Barueri

- 11 de junho de 2018

Uma parceria entre a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) e a Secretaria de Cultura de Turismo (Secult) de Barueri facilitou a vida de quem ainda não fez o Registro Geral do Animal (RGA) de seu bichinho, obrigatório a todos os animais domésticos residentes em Barueri. A partir de agora, além do Ganha Tempo Municipal, o documento pode ser feito também nas bibliotecas da cidade.

Barueri conta com 10 bibliotecas localizadas nos bairros do Jardim Mutinga, Parque Viana, Vila Boa Vista, Cruz Preta, Jardim Belval, Parque dos Camargos, Jardim Paulista, Jardim Silveira, Nova Aldeinha e Jardim Maria Helena. Elas funcionam de segunda a sexta-feira das 8 às 17h e os endereços podem ser conferidos AQUI.

O RGA é gratuito e o tutor não precisa levar o animal, basta comparecer nos locais indicados acima com RG, CPF e comprovante de residência. Conforme explica o diretor do Departamento de Biodiversidade da Sema, Ivan Vanderley da Silva, o RGA dá direito ao agendamento da castração gratuita nos períodos em que estiver aberto e, à população de baixa renda, ao agendamento para orientação veterinária.

O registro é obrigatório desde que foi instituída a lei municipal 2.588, de 18 de dezembro de 2017, que “dispõe sobre a proteção, defesa e controle de animais domésticos e silvestres no município de Barueri” (você pode baixar o texto da lei clicando AQUI). Os moradores locais têm, a partir da data da lei, dois anos para se adequarem.

Todos os meses a Sema abre período de cadastro para castração e microchipagem gratuitas dos animais que residem em Barueri. Fique atento ao site da Prefeitura e suas redes sociais (Facebook, Youtube e Twiter) para saber mais.