Temp

Hora de se cuidar: mães acolhidas pelo CRAM ganham dia de beleza

- 12 de maio de 2023

A Secretaria da Mulher promoveu um dia especial para as mães atendidas pela Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vítima de Violência (CRAM), no espaço de beleza, com direito a escova no cabelo, esmaltação e maquiagem.

Mudança
A operadora de caixa Daniela Marques, que é mãe solo de três filhos, mostra nostálgica no seu celular a sua foto de dez anos atrás. “Olha o meu sorriso nessa foto! Eu preciso resgatar essa Daniela”, disse antes de começar a sua maquiagem.

“Parece algo simples, mas que muda tudo. Faz muitos anos que não me maquio. A minha autoestima está voltando, quem sabe a partir de agora começo a olhar pra mim de novo. Essa mudança é possível”, conta, com olhos marejados ao se admirar no espelho. 

Resgate
A palavra do momento para muitas mulheres que encerraram o ciclo de violência doméstica é resgate. Isso porque quase todas as vítimas, em algum momento, perderam a vontade de cuidar de si mesmas por, talvez, não acreditarem mais na própria beleza.

“É um momento de resgate, afinal, ela é mãe e mulher. Essa ação é muito importante para que parem e olhem um pouco pra elas, diante de qualquer situação, elas podem e devem mostrar aquela força que talvez esteja escondida”, explica a assistente social do CRAM, Daniela Mareta.

Para Simone Sousa, 34 anos, mãe de dois filhos, foi uma descoberta de sua beleza.

“Amei tudo, mudou totalmente o meu visual. Mudei internamente também, melhorou a minha autoestima. Há nove anos que eu não arrumava o cabelo e fazia maquiagem. Isso tudo representa o amor próprio, a valorização da gente”. Ela lembra a importância do espaço para sua proteção.  “Este local é maravilhoso. Aqui eu me sinto protegida e segura”, disse Simone.

A ação realizada no salão de beleza da Secretaria da Mulher continua no dia 25 de maio para as mães atípicas (mães de filhos com deficiência), das 9h às 11h30. A programação especial para o mês das mães segue até dia 29 de maio. Confira a agenda completa AQUI.

Temp Temp Temp