Saúde mental é debatida por profissionais de Barueri e municípios vizinhos
- 14 de novembro de 2025
Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp
Confira as fotos no Flickr
Resumo:
-
A 2ª edição do Fórum Intermunicipal dos CAPS I/J, realizada em Barueri, reuniu secretarias e entidades da Região Oeste para debater saúde mental e trocar experiências.
-
Os participantes foram divididos em grupos para aprofundar discussões sobre histórico, políticas e práticas de cuidado psicossocial.
-
Foram definidas datas para os próximos fóruns em 2026, e a Secretaria da Mulher anunciou curso de letramento LGBT+ para promover respeito à diversidade.
Ocorreu na manhã de quinta-feira, 13 de novembro, a 2ª edição do Fórum Intermunicipal dos CAPS I/J (Centros de Apoio Psicossocial da Infância e da Juventude) da Região Oeste, promovido pela Secretaria de Saúde de Barueri. O tema central foi: “A História da Saúde Mental no Território e a Produção de Saúde e Doença”.
O evento contou com a participação de diversas secretarias de Barueri, incluindo as da Mulher, SDPD, Família e Educação, além de entidades como Apae Barueri, CRPI (Centro de Referência da Primeira Infância), Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) e uma expressiva comitiva do Projeto Matraca. Também estiveram presentes uma representante do governo do Estado de São Paulo, duas profissionais da Secretaria de Saúde de Osasco e Leandro Kdeira, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Barueri (CMDCA) e coordenador geral do Instituto Barueri Paralímpico (IBP).
A dinâmica
Para debater o tema, a diretoria do CAPS I/J dividiu os participantes em quatro grupos – azul, laranja, rosa e verde. “O objetivo de dividir os participantes em grupos foi facilitar a moderação, permitindo uma escuta mais atenta e qualificada, garantindo a eficácia das intervenções”, explica Fernanda de Alcântara Savignano, chefe técnica do CAPS I/J.
Ela também destacou as vantagens do formato:
-
Troca de experiências mais aprofundada;
-
Criação de um ambiente seguro e acolhedor;
-
Sentimento de pertencimento e apoio mútuo;
-
Foco em tópicos específicos;
-
Desenvolvimento de habilidades de relacionamento, empoderamento e autonomia.
Após as discussões, os participantes se reuniram novamente na sala principal e definiram as datas dos três próximos fóruns para o primeiro semestre de 2026:
-
Fevereiro, na Secretaria da Mulher de Barueri, com o tema “O que é Cuidar da Saúde Mental?”;
-
Abril, na SDPD;
-
Junho, no CAPS I/J de Osasco.
Durante o evento, uma representante da Secretaria da Mulher anunciou também a realização de um curso de letramento LGBT+, com o objetivo de promover o respeito à diversidade. O curso acontecerá no dia 28, na sede do Cioeste (Alameda Xingu, 350 – 11º andar), em Alphaville.
Palavra de visitantes
Mayra Freire, psicóloga, e Joana Cunha, terapeuta ocupacional, representaram o CAPS I/J de Osasco no Fórum. “Viemos para trocar experiências”, afirma Joana. “É muito bom saber o que os outros municípios estão fazendo pela saúde mental”, acrescenta Mayra.
Durante os debates, as profissionais participaram de grupos diferentes para ampliar a troca de conhecimentos. Osasco, com 728 mil habitantes segundo o censo de 2022, é a cidade mais populosa da Região Oeste e a sexta do Estado.
