Fundo Social de Barueri apresenta nova conselheira

- 16 de abril de 2021

Em reunião ordinária das conselheiras do Fundo Social de Solidariedade de Barueri na última quinta-feira (dia 15) foi apresentada a nova integrante: Damaris Borges Piteri.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia Furlan, a apresentou dizendo que nos últimos tempos o Fundo Social tem acumulado uma sobrecarga de trabalho no auxílio aos mais vulneráveis e que precisava de toda ajuda necessária para ampliá-lo ainda mais.

Ao apresentar Damaris como nova conselheira, Sônia Furlan contou que elas foram presidentes do Fundo Social quando eram muito jovens, em 1982: “ela exerceu o cargo duas vezes em Jandira e desenvolveu um belo trabalho. Desde então, nunca parou com o trabalho de ajuda aos mais vulneráveis”. Damaris agradeceu dizendo acreditar que para o trabalho ser bom é preciso “amor, misericórdia e caridade”.

Novos projetos
Sônia Furlan apresentou novos projetos envolvendo pessoas em situação de rua.

Um deles envolve a 4ª turma do ReNascer. Uma parceria firmada com a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) permitirá uma horta verde orgânica no Parque Ecológico de Barueri. Os hortifrútis produzidos pelos integrantes do ReNascer seriam destinados para famílias vulneráveis e as que recebem aluguel social. Haveria também uma contrapartida dos beneficiados, que doariam material reciclável. Além de promover uma educação ambiental, essa ideia ajudaria a Cooperyara (cooperativa de coleta seletiva).

Prestação de contas
A presidente do Fundo Social prestou contas em relação as doações recebidas e como foi feita a distribuição. Relatou que em 2020 foram recebidas 149 toneladas de alimentos e só nos dois primeiros meses de 2021 chegaram ao Fundo Social 148 toneladas. O montante permitiu o atendimento de 3.718 famílias e repasses a 16 Organizações da Sociedade Civil (OSC´s).

Em março deste ano foram recebidas 500 cestas básicas, 500 kits higiene e material de limpeza (1.354 litros, 100 esponjas e 200 pedras de sabão).

Sônia Furlan contou ainda que somente em um final de semana, a Campanha Vacina Solidária, criada pela Secretaria de Comunicação com o apoio da Secretaria de Saúde, somou meia tonelada de alimentos e produtos de higiene.

Mais novidades
Ainda em abril, a intenção é dar início à Campanha do Agasalho e entregar para Organizações da Sociedade Civil e garis, cobertores e agasalhos produzidos pelo Núcleo de Moda. Na fase inicial também serão atendidas a Casa da Criança, A Cooperyara e o Asilo municipal.

Fundo social
Criado pela Lei 613 de 1987, o Fundo Social de Solidariedade tem por finalidade a mobilização e organização da comunidade para atender as necessidades e problemas sociais locais. Com a nova integrante, o órgão passa a ter 11 conselheiras com mandato de dois anos. A função é voluntária e não tem remuneração.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp