Temp

Barueri inicia estudos para resolver problemas de cheias no Jardim Maria Helena

- 17 de março de 2023

Desde 2017 a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Obras, vem investindo pesado em obras de combate às enchentes na cidade. Após a forte chuva da última terça-feira (dia 14), que ocasionou alagamentos em diversos municípios da região metropolitana de São Paulo, afetando fortemente o Jardim Maria Helena, mais uma obra de grande porte está sendo planejada. Uma equipe técnica se reuniu com o prefeito Rubens Furlan e o secretário de Obras, Beto Piteri, para elaborar um projeto destinado a resolver as cheias no bairro. 

O Jardim Maria Helena, localizado às margens do rio Cotia, que faz limite entre os municípios de Barueri e Carapicuíba, deverá passar por alguns procedimentos.  Dentre as medidas, o estudo prevê o alargamento do leito do rio Cotia, o aprofundamento da calha e o desassoreamento até o rio Tietê para que, mesmo diante de fortes chuvas, as águas não saiam do leito, especialmente nos trechos que dão acessos à avenida Bariloche e à rua Florianópolis. Para isso será preciso desapropriar cerca de 100 moradias.  

Os estudos e levantamentos já começaram a ser realizados nesta semana e, apesar de ser uma obra de grandes proporções e com muitas variáveis, a Prefeitura almeja ter o problema daquela região resolvido já no próximo ano.  

Obras 

Não é de hoje que Barueri vem trabalhando para evitar enchentes e isso inclui diversas obras. Conheça os principais investimentos que vêm sendo feitos na cidade em ordem cronológica:  

2019 - Galeria em aduelas entre a rua Chaves e a rua Tucanos, no Jardim Califórnia, com uma extensão de 500 metros de canalização que vai em direção ao córrego Cachoeira. 

2019/2020 - Galeria em aduelas na avenida Salete até a avenida Capitão Francisco Cézar, no Engenho Novo; duplicação de rede de aduelas existentes com 500 metros de comprimento. 

2021/2022 - Canalização com aduelas do Braço Morto do rio Cotia que vai da avenida Arnaldo Rodrigues Bittencourt até a avenida da Aldeia, com cerca de 500 metros de extensão. 

2022/2023 - “Túnel liner”no Tamboré, obra de canalização e drenagem das águas da chuva para serem destinadas ao rio Tietê. Com cerca de seis metros de construção abaixo do nível da rua, um quilômetro de extensão e um tubo com 2,80 metros de diâmetro, vai da alameda Araguaia até a avenida Piracema (em construção). 

2022/2023 - Piscinão do bairro da Vila Marcia com 24 mil metros quadrados de área e capacidade de reter mais de 350 milhões de litros de água (em construção). 

2023/2024 - Piscinão no Jardim Silveira, ligado ao córrego Laranja Azeda, terá capacidade de reter cerca de 120 milhões de litros de água, evitando inundações na região que faz limite com Jandira. 

2023/2024 - Canalização do córrego da Cachoeira, no Parque da Juventude, localizado no Chácaras Marco, beneficiará a rua Tilápia, na Vila São Luiz. Terá aduelas de seção fechadas e abertas e aduelas com um trecho de gabiões.   

Temp Temp Temp Temp Temp Temp