Quase 3.000 animais já foram castrados e microchipados em Barueri só neste ano

- 17 de maio de 2018

Até o final de 2018, Barueri tem a meta de castrar e implantar microchips em pelo menos 4.000 animais domésticos. No entanto, esse número deve ir bem além, já que apenas nos primeiros quatro meses do ano, 2.620 animais já passaram pelo procedimento, o que corresponde a mais de 65%.

A ação é desempenhada pelo Centro de Proteção ao Animal Doméstico (Cepad), pertencente à Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), e obrigatória desde que foi instituída a Lei 2.588, de 18 de dezembro de 2017, que “dispõe sobre a proteção, defesa e controle de animais domésticos e silvestres no município de Barueri” (Você pode baixar o texto da lei clicando AQUI).

Dos 2.620 procedimentos realizados neste ano, 1.346 foram em caninos e 1.274 em felinos. Conforme esclarece o diretor do Departamento de Biodiversidade da Sema, Ivan Vanderley da Silva, todos os meses são realizados agendamentos e os interessados devem ter o RGA do animal, que pode ser providenciado no Ganha Tempo Municipal.

“A castração é importante para manter o controle de procriações indesejadas e, consequentemente, evitar o aumento descontrolado de animais em propriedades ou de forma errante, e também reduzir o crime de abandono e maus tratos”, explica Ivan. Todo animal castrado já está sendo também microchipado. Segundo o diretor, “o microchip serve para localizar o proprietário se o animal estiver perdido e for resgatado. Serve também para planejamento de serviços de castração, vacinação e outros, pois permitirá conhecer a população de cães e gatos da cidade”.

A cirurgia é realizada por equipe especializada, contratada pela Prefeitura de Barueri, dentro de ônibus adaptados para tais procedimentos. O tempo para o procedimento depende de cada animal, mas em média leva cerca de quatro horas e a alta é dada no mesmo dia. Ao agendar, o munícipe recebe todas as instruções de preparo e local de castração.

Campanha está aberta até dia 8 de junho
De 21 de maio a 8 de junho está aberta a campanha de castração gratuita de cães e gatos promovida pela Prefeitura de Barueri. O serviço é oferecido aos animais cadastrados no RG Animal (RGA), que pode ser feito no setor azul do Ganha Tempo Municipal e tem vagas limitadas.

Os interessados devem se cadastrar por meio dos telefones (11) 4718-1789 (como o número é do interior, é necessário usar o código DDD) ou (11) 97129-1789. Data do procedimento cirúrgico, local, horário e orientações pré-operatórias serão passadas no momento do cadastro.