Temp

Barueri celebra o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia

- 18 de maio de 2023

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria da Mulher, realizou no dia 17 de maio (quarta-feira), data que celebra o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, um seminário sobre os direitos das pessoas LGBTQIAPN+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis, queer, intersexo, assexuais, pansexuais e não-binários). O evento reuniu especialistas para debater os tipos de preconceitos contra as diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, além de estimular o diálogo e a conscientização da sociedade sobre a criminalização à LGBTfobia.

Políticas Públicas
A delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Barueri (DDM), Carolina Aguiar, expôs sobre a capacitação de agentes de segurança em cumprimento à resolução 11/2014 da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, sob a ótica de identidade de gênero e orientação sexual em boletins de ocorrência, e atendimentos de mulheres transgênero nas DDMs em situação de violência doméstica.

Já o coordenador de Políticas Públicas para a Diversidade Sexual da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paula, Rafael Calumby Rodrigues, explicou sobre o papel da Coordenadoria Estadual na garantia dos direitos da população LGBTQIAPN+ e as principais ações de proteção.

Crime de LGBTfobia
Como convidado de honra, o advogado Paulo Iotti, responsável por defender no STF (Supremo Tribunal Federal) a criminalização da homofobia, pontuou sobre como reprimir e prevenir crimes de homotransfobia.

“Foi uma honra ouvir tantas falas belas e potentes sobre a necessidade de políticas públicas de proteção, por capacitações, sensibilizações e mapeamentos das violências e discriminações diversas”, relatou Iotti.

Como atração cultural, um “pot-pourri” com as canções “Não Recomendado”, de Caio Prado, e “Qualquer Maneira de Amor Vale a Pena”, de Milton Nascimento, foi performado pelo grupo Meninas de Expressão, fazendoflusão sobre o amor livre e o direito de existir.

Sobre a data
O dia 17 de maio foi instituído em 1990 pela Organização das Nações Unidas (ONU), ano em que a “homossexualidade” foi retirada da Classificação Internacional de Doenças (CID). Desde então, essa data se tornou um símbolo de luta pelos direitos da comunidade LGBTQIAPN+ e de combate à violência.

Rede Mulher
O evento foi organizado pela Coordenadoria Rede Mulher, que oferece ao público LGBTQIAPN+, de forma sistemática, acolhimento, orientação e acompanhamento psicossocial, dentre outras ações. Para obter mais informações, envie um e-mail para secmulher.redemulher@barueri.sp.gov.br ou ligue para (11) 4706 - 4046 (ramal 282).

Temp Temp Temp Temp