
Dia da Igualdade Salarial é celebrado com entrega do Selo Social Empresa Amiga da Mulher
- 18 de setembro de 2025
Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp
Confira as fotos no Flickr
Resumo:
- No Dia Internacional da Igualdade Salarial, a Secretaria da Mulher entregou o Selo Social Empresa Amiga da Mulher a 24 empresas comprometidas com a igualdade de gênero no ambiente corporativo.
- A cerimônia contou com um painel de debates e destaque para iniciativas de apoio à saúde, combate à violência e incentivo à mulher empreendedora.
- A ação reforça a parceria entre setor público e privado pela valorização e proteção das mulheres no trabalho.
Nesta quarta-feira, 18 de setembro, Dia Internacional da Igualdade Salarial, a Secretaria da Mulher promoveu, em sua sede, o Espaço Ruth Cardoso, mais uma cerimônia de entrega do Selo Social Empresa Amiga da Mulher. A iniciativa reconhece empresas que desenvolvem ações de promoção da igualdade de gênero, respeito, combate à discriminação e prevenção da violência contra a mulher no ambiente corporativo.
Ao todo, 23 empresas foram certificadas. Algumas delas também participaram de um painel de debates, no qual compartilharam suas iniciativas e cases de sucesso voltados ao reconhecimento, proteção e acolhimento das mulheres em seus locais de trabalho.
Antes do painel, os representantes das empresas assistiram a um vídeo com depoimentos inspiradores de mulheres que participam da Feira Mulher Empreendedora, organizada pela Coordenadoria de Projetos. A iniciativa oferece estrutura e suporte para que expositoras possam comercializar seus produtos. “A ideia é ampliar o incentivo às participantes da Feira da Mulher Empreendedora, conforme os Princípios de Empoderamento Feminino da ONU Mulheres. Queremos fortalecer a cadeia de marketing e apoio a essas mulheres, por isso convidamos as empresas presentes a serem nossas parceiras nessa nova iniciativa”, afirmou Regiane Rodrigues, assistente social da Coordenadoria Rede Mulher.
Saiba mais
Painel
Em seguida, a jornalista do portal UOL, Camila Brandalise, mediou o painel com os temas: saúde, promoção da igualdade, enfrentamento à violência e ações com a comunidade. “Conseguimos oferecer um ambulatório de atendimento ginecológico e acompanhamento pré-natal. Durante a gestação, as colaboradoras têm acesso a esse benefício dentro da estrutura da empresa”, destacou Tatiane Assis, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da CSU.
Outra iniciativa voltada à saúde da mulher foi apresentada por Paula Cardoso Barata de Andrade, líder de Recursos Humanos da Philips: "Quando a mulher retorna da licença-maternidade de 180 dias, oferecemos ainda 15 dias de adaptação. Assim, a volta ao trabalho não acontece de forma abrupta. Também quero citar minha experiência pessoal: enfrentei recentemente um câncer de mama e tive total apoio da médica da empresa, que foi fundamental nesse processo”.
Por mais mulheres nas empresas
A rede de hotéis Blue Tree, fundada e liderada pela empresária Chieko Aoki, também foi lembrada. “Nosso quadro é formado por 70% de mulheres, isso está no DNA da empresa. Temos um projeto chamado Suíte 803, em referência ao 8 de março, um dia dedicado especialmente a nós. É simbólico, mas muito significativo”, afirmou Thainá Ribeiro, gerente-geral da unidade de Alphaville.
Canal de denúncia contra a violência
No tema violência contra a mulher, a empresa de logística Luft se antecipou e criou, há 15 anos, seu próprio canal de denúncia. "A empresa sempre teve esse olhar para as minorias. O canal já existe há muito tempo e está previsto em nossas políticas e código de conduta. Além disso, distribuímos cartilhas para que a vítima se sinta segura em denunciar”, ressaltou Rodriane Paiva, Head de ESG da empresa.
Mulheres, vocês podem voar!
No setor aéreo, a Azul Linhas Aéreas apresentou suas ações de incentivo à presença feminina: “Somos 16 mil tripulantes, sendo 40% mulheres. Porém, por ser um setor ainda muito masculino, buscamos estimular a participação feminina, oferecendo bolsas de estudo para mulheres que desejam se tornar pilotas ou atuar na manutenção de aeronaves. Nosso objetivo é dar visibilidade e abrir caminhos para essas carreiras”, explicou Talita Nantes, gerente de Pessoas da companhia.
Mutirões de emprego
Entre as ações promovidas pelo programa Selo Social Empresa Amiga da Mulher estão os mutirões de emprego exclusivos para mulheres, com o objetivo de ampliar o acesso ao mercado de trabalho e garantir mais autonomia e independência financeira. “Realizamos mutirões e divulgamos as vagas abertas. Muitas mulheres já conquistaram oportunidades por meio dessa iniciativa, que reforça a parceria entre o setor público e privado em prol da igualdade de gênero”, destacou Ana Cláudia Victoriano, coordenadora da Rede Mulher.
Empresas certificadas
Confira as empresas que receberam o Selo Social Empresa Amiga da Mulher nesta edição:
- CSU
- Livelo
- Philips
- Instituto Conecta
- Associação 18 do Forte
- BB Transporte e Turismo
- BrasilGráfica
- Coris Seguro Viagem
- Blue Tree Premium Alphaville
- CEDECC
- Consigaz
- Embalagens Jaguaré
- Luft
- Laborprint
- Efiteg
- FENIX – UNIFECAF
- Azul Linhas Aéreas
- Léo Madeiras
- Acenge
- Hotelaria Accor – Ibis e Ibis Budget Tamboré.
- TCS
- Tel Centro de Contatos.
- Terex








