Temp

Barueri 74 anos: a cidade que mais gera empregos e atrai novos negócios

- 24 de março de 2023

Um dos pontos que indica o crescimento de uma cidade é a sua capacidade de gerar empregos. Esse progresso tem sido a marca registrada no município de Barueri, que nos últimos anos lidera os principais índices sobre geração de vagas com carteira assinada. 

O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho, mostra que Barueri, de fevereiro de 2022 até janeiro deste ano, gerou 216.296 empregos contra 206.151 demissões, gerando um saldo positivo de 10.145 vagas.  

A potência econômica de Barueri na geração de empregos, que é um reflexo da vocação da cidade para os negócios, foi notícia em 23 de fevereiro deste ano no Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão. De acordo com uma consultoria mostrada pela reportagem, baseada em dados do próprio Caged, Barueri foi a cidade brasileira que mais abriu vagas de trabalho em 2022, considerando a média de habitantes. Foram mais de 16 mil postos de trabalho.  

Rankings  

Ao longo dos últimos quatro anos, Barueri esteve entre as cidades que mais se destacaram no cenário econômico. Além de despontar no setor de empregabilidade, liderou os índices de Desenvolvimento Econômico em 2018 e 2019; foi a mais competitiva em 2020; e a 1ª das 100 melhores cidades para se fazer negócios em 2020, 2021 e 2022.  

Setor logístico 

O jornal Folha de São Paulo publicou no dia 20 de março que Barueri impulsionou o mercado de galpões logísticos em fevereiro, sendo responsável por 80% da absorção desses empreendimentos. O estado de São Paulo registrou 235 mil metros quadrados de galpões, sendo que 179 mil metros quadrados estão em Barueri. No município existem aproximadamente 270 empresas do ramo de logística, sendo que desse total, 58 se instalaram nos últimos dois anos. 

Atraindo empresas 

De acordo com a Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho (Sict), o município atrai cada vez mais empresas, mesmo durante a pandemia de Covid-19, graças à estrutura oferecida aos empresários e seus funcionários, à oferta de mão de obra qualificada, à sua localização estratégica e a uma política fiscal muito interessante. A rede de supermercados São Vicente, por exemplo, escolheu a cidade para instalar sua nova unidade.  

“A escolha de Barueri foi um ponto estratégico no nosso cenário de expansão para além da região metropolitana de Campinas e região metropolitana de Piracicaba. Avançamos para praças mais robustas, com volume de população intenso. Também destacamos o apoio da Prefeitura na construção das entrevistas, no mapeamento e divulgação. Foram contratados 250 profissionais e sem esse suporte não conseguiríamos atingir a meta a tempo de admissão”, ressalta Luciana Bueno, gestora de RH da unidade São Vicente de Barueri.  

Temp Temp Temp