Estrutura do HMB impressiona a ministra de Saúde do Congo

- 24 de abril de 2023

No dia 20 de abril (quinta-feira), o Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB), considerado referência em saúde pública no Brasil, recebeu a visita da ministra de Saúde da República Democrática do Congo, país do continente africano, Liza Nembalemba. Na ocasião, representantes do HMB, como o médico e diretor técnico, Paulo Tierno, o médico e diretor clínico, Alexandre Roque, e a enfermeira e gerente de qualidade, Daniela Mesquita, receberam a ministra e os membros de sua comitiva.

“É uma honra receber a comitiva de um país como a República Democrática do Congo para apresentar a estrutura que é oferecida à população de Barueri, mostrando a qualidade do SUS na nossa cidade”, relatou Paulo Tierno.

Estrutura modelo
Dentre os ambientes visitados estava o Centro de Hemodiálise Dra. Sandra Vicenza Sarno, prédio anexo ao HMB, que é todo equipado com máquinas de última geração para o tratamento de hemodiálise. O espaço atende atualmente 260 pacientes e opera 3.400 sessões mensais divididos em três turnos sendo das 6h às 10h, das 11h às 15h e das 16h às 20h.

Em seguida, no Centro de Hemodinâmica, a ministra acompanhou ao vivo um procedimento de angioplastia para desobstrução de artéria coronária de um paciente pela tela de um computador. Já no Centro Obstétrico e Cirúrgico, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e adulto e na Agência Transfusional, onde são armazenados o sangue coletado e processados os exames médicos, conheceu os espaços e o funcionamento dos equipamentos instalados, um dos grandes interesses da ministra de Saúde do Congo.

Acompanhada também pelos representantes do Instituto Soleil, o diretor-presidente da entidade, Salamon Bicarano, e a diretora-executiva, Marisa Bicarano, desta associação voltada ao terceiro setor que intermediou essa visita e apoia o governo congolês na reestruturação da saúde pública no país africano, a ministra ficou impressionada com estrutura do HMB. Liza Nembalemba destacou o uso da tecnologia e da robótica aplicada no hospital, além do fato de tudo ser financiado pelo município e do atendimento humanizado e gratuito à população.

Além do Hospital Municipal de Barueri, a comitiva do Congo já tinha realizado visita ao Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jundiaí.

Temp Temp Temp Temp