Cepad mostra seu trabalho a representantes dos cidadãos de Barueri 

- 26 de fevereiro de 2019

Qualquer mudança de mentalidade começa com ações de conscientização que vão ganhando apoio até que a causa em questão seja aceita e respeitada pela maioria. Embora urgente e justa, a luta pela proteção animal ganha mais força todos os dias, mas esse trabalho precisa ser constante e incansável. 

Com um papel fundamental nesse sentido, as duas unidades do Cepad (Centro de Proteção ao Animal Doméstico 1 e 2) de Barueri, mantidas pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), abriram suas portas para os vereadores da cidade na quinta-feira (dia 21). Lá, eles conheceram toda a rotina e a importância do trabalho realizado pelo órgão, que abriga animais domésticos (cães, gatos e cavalos) em situações de risco na cidade, oferecem todos os cuidados necessários e os disponibilizam para adoção responsável.  

O convite à Câmara foi feito formalmente pelo secretário da pasta, Marco Antônio de Oliveira – o Bidu – a todos os representantes do poder legislativo municipal. Na ocasião, sete deles visitaram as instalações do Cepad. Estiveram primeiro no Cepad 2, no Centro, antigo canil municipal agora administrado pela Sema, que recebe os animais que chegam da rua; depois, no Cepad 1, no Bairro dos Altos, para os animais que seguem para mais cuidados, readaptação e adoção responsável.  

“Convidamos todos os vereadores com o intuito de aproximar o Poder Legislativo, já que eles estão no meio do povo, para mostrar nosso trabalho e dizer que nossa estrutura é uma das melhores da região. Nós estamos trabalhando sério com proteção animal em Barueri”, afirma Bidu. Ele também falou do Samu Animal, um reboque para recolher cavalos da rua e até uma clínica de pequenas cirurgias: projetos que a Sema almeja implantar.  

O diretor do Departamento de Biodiversidade da Sema, Ivan Vanderley Silva, endossa as palavras do secretário. “O trabalho de guarda responsável envolve toda a sociedade e essa visita mostrou como é o funcionamento de um canil, como é a nossa realidade, a importância do papel da população. Os vereadores, como representantes, estando lá com a população, são fundamentais para unir forças conosco para que o animal não seja abandonado. Nós mostramos o que o Cepad consegue fazer e o que depende também do público”, frisa o biólogo.  

CED 
Durante a visita, foi apresentado também um projeto que Barueri estuda implantar: o CED – Capturar, Esterilizar e Devolver. Apoiado por várias organizações de proteção animal, o CED consiste em pegar o animal comunitário (aquele que, embora resida na rua, é cuidado por pessoas da comunidade), castrá-lo, microchipá-lo, vermifugá-lo, vaciná-lo, dar todo o suporte até sua completa recuperação e devolvê-lo ao local onde vive, evitando crias indesejadas e aumentando sua resistência física.  

De acordo com o secretário Bidu, Barueri possui um bom número de animais com esse perfil. “Às vezes esse animal é bem melhor tratado e conta com pessoas que têm amor nele. Está tão acostumando a ter carinho em sua comunidade que aqui pode não conseguir se adaptar, por mais que a gente faça. Estamos estudando esse projeto e a castração vai ficar ainda mais forte porque vamos regularizar o crescimento populacional dos cachorros e gatos da cidade”, diz o secretário. 

Ivan reforça que a ação prioriza o bem-estar do animal. “Queremos difundir essa ideia, mostrar que a gente não vai sair pegando animal na rua e soltando, nós vamos identificar quem é o público que já vive na rua e que tenha pessoas que gostam dele”. E completa: “se não fizermos isso, estaremos perdendo uma boa parte do trabalho de gestão do animal. Se formos um santuário, receber o animal e não adotar, estaremos com pouquíssima eficiência de trabalho. Abrigar e esperar adoção melhora a eficiência, mas ainda não é o suficiente. O interessante é a população não abandonar de fato, mas uma vez isso ocorrendo, temos que evitar que esse animal reproduza na rua.