Participantes do Renascer conhecem o trabalho realizado pela Secretaria da Mulher

- 26 de maio de 2022

Um bate papo sobre o papel social da Secretaria da Mulher, que se empenha em levar conhecimento a mulheres e homens sobre igualdade de gênero, combate à violência dentre outros temas, foi realizado na manhã do dia 25, quarta-feira, com os participantes do programa Renascer

Os participantes do programa visitaram a estrutura do Espaço Mulher Ruth Cardoso, situado na Vila Porto. O objetivo desse encontro foi aproximar pessoas que viveram em situação de rua (atendidas pelo Renascer) aos equipamentos públicos do município.

Temas como violência doméstica, machismo, igualdade de direitos, relacionamentos, combate a LGBTfobia, e o papel do feminismo na construção de uma sociedade mais igualitária foram debatidos em uma roda de conversa.

“Essa integração é importante para saber o que é feito na Secretaria, e como o trabalho é desenvolvido, para que mulheres e homens se posicionem de forma diferente na sociedade, com menos preconceito e mais igualdade”, afirmou a secretária da Mulher, Giani Cristina de Sousa, ao explicar para o grupo as atividades oferecidas na Secretaria.

O Renascer foi implementado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Barueri. O programa oferece cursos de capacitação e trabalho a ex-moradores em situação de rua e que hoje estão acolhidos na Cáritas (Casa São Francisco de Assis) resgatando a dignidade e o sentido de viver.

Exclusivo para elas, aberto a todos
Envolvidos no diálogo, os integrantes do Renascer tiraram dúvidas sobre a importância de existir um espaço para mulheres e entenderam a necessidade da participação dos homens também na construção de uma sociedade melhor para as mulheres.

“Eu passava na frente e tinha outra visão sobre aqui. Agora a gente conversando e participando da conversa, vê que tem um objetivo maior daquilo que a gente pensa, ou que os homens geralmente pensam. Acho importante ter um espaço só para elas. As mulheres e os homens têm os e seus direitos e precisam ser respeitados”, disse Edivaldo Cavalheiro, 55 anos, que está no projeto Renascer há um ano, e trabalha no Cepad II (Centro de Proteção ao Animal Doméstico), da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente.

“Achei muito legal, entender os direitos da mulher e sobre o que elas pensam, é muito importante se colocar no lugar delas. As mulheres merecem um lugar assim”, afirmou Marco Luiz Frediani, no Renascer há três anos.

Tour pelo espaço
Os integrantes fizeram um tour na Secretaria da Mulher e viram a megaestrutura que abriga atividades físicas (academia, quadra e piscina), cursos de capacitação, assim como os serviços do Rede Mulher, Sebrae Aqui Mulher, Núcleo de Combate ao Câncer de Mama, CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), que é voltado à proteção de mulheres vítimas de violência, e o anexo a Delegacia de Defesa da Mulher.

“Eu não conhecia, gostei muito, aqui tem muita opção de esporte, lazer e formação. O bate papo também foi muito interessante e educativo. É importante ter um espaço para mulheres porque elas sofrem preconceito e assédio. Nós precisamos saber mais sobre os nossos direitos e aqui encontramos esse apoio”, comentou Selma Nunes, 60 anos, bolsista do Renascer há pouco mais de um ano.

Desde o dia 23 de março, os participantes do Renascer fazem uma maratona de visitas técnicas às Secretarias da Prefeitura, que dura até dezembro. Com isso, eles conhecem como funciona o trabalho realizado pelas Secretarias e seus servidores, bem como a importância do Poder Executivo para a cidade e sua população.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp