Temp

Ipresb realiza a 13ª edição do Programa de Preparação para Aposentadoria

- 27 de março de 2024

Na última quinta-feira (21) aconteceu no Centro de Eventos de Barueri a abertura da 13ª edição do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA). O evento foi promovido pelo Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Barueri (Ipresb). 

O Programa será composto por 12 encontros semanais, às quintas-feiras, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, com 35 pessoas por turno, num total de 36 horas com a entrega de certificados de conclusão aos participantes.  

Para uma transição saudável 
Na abertura, após o café da manhã servido aos 106 servidores presentes, o presidente do Ipresb, Weber Seragini, comentou sobre o PPA e a reflexão que se deve ter após a aposentadoria. A psicóloga Natalia Rodrigues dos Santos explicou o Programa e seu papel na tomada de decisão nessa fase da vida, quando o servidor decide parar de trabalhar.  

Quem esteve presente pode assistir a palestra da PhD em psicologia pela Universidade de Auckland (Nova Zelândia) e pós-doutoranda pela Universidade de Aveiro (Portugal), Lucia Helena França, sobre “Propósito de vida: A (re)descoberta ou retomada dos interesses para um novo estilo de vida”. 

Ela comentou sobre o PPA e seu foco na montagem do roteiro da vida dos servidores. “O Programa de Preparação para a Aposentadoria tem o principal objetivo de trazer para as pessoas a ideia de planejamento para a vida, e nós não tivemos essa oportunidade de planejar a nossa vida enquanto a gente estava trabalhando”. 

Ela finalizou com a seguinte mensagem: “eu falei sobre propósito, e o que que é o propósito? O propósito, na verdade, parte dos interesses da gente, pessoais, os interesses também da pessoa no mundo e do planeta e o que a gente pode fazer para nossa felicidade”. 

Cuidando de si 
Também foram abordados os cuidados com a saúde física, psicológica e financeira, o desenvolvimento de habilidades e de novos conhecimentos, os relacionamentos sociais, afetivos e familiares, as atividades a serem desenvolvidas nesse período da vida, sejam elas culturais, recreativas, esportivas e de lazer por meio de hobbies, viagens e afins, o trabalho durante o período de envelhecimento, o emprego de ponte por meio de jornadas mais flexíveis e que valorizam os conhecimentos dos mais experientes no mercado de trabalho e promovam o equilíbrio entre o profissional e o pessoal, a dedicação com a coletividade, seja por ações sociais ou de cooperativas, a busca por um propósito e a atenção sobre a dissonância cognitiva (a busca de coerência em crenças e ideologias contrárias aos fatos).  

Após a palestra houve o sorteio de um livro escrito pela palestrante Lucia Helena França. A contemplada foi a servidora da Secretaria de Suprimentos, Lucineia da Silva Gregório, que elogiou a apresentação. “Adorei ter ganhado o livro, é claro! Vou ler com muita satisfação. E gostei muito da palestra dela, achei muito interessante e tenho umas ideias após a aposentadoria, mesmo porque eu já trabalho além da Prefeitura, com alimentação, e quero continuar”, disse. 

Para encerrar, quem fez todo mundo dançar foi o grupo Beeh Santos e Banda, tocando muito samba e pagode.  

Programa de Preparação para a Aposentadoria 
O Programa de Preparação para Aposentadoria visa, fundamentalmente, oferecer apoio aos trabalhadores em processo de transição para a aposentadoria. Foi desenvolvido a partir de conhecimentos atualizados sobre diversos temas geradores relevantes com o intuito de maximizar os aspectos positivos desta nova fase.  

O Programa “Juntos Pensamos no Futuro!”, criado em 2011 e posteriormente regulamentado pela Lei Municipal 2.599, de 28 de março de 2018, tem como público-alvo os servidores municipais vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social do Município de Barueri que irão se aposentar perante o Ipresb. Sua importância está em abrir o espaço para a informação, possibilitando a elaboração de um planejamento de vida consciente após a aposentadoria.  

Outra característica é a avaliação do caminho profissional trilhado pelo trabalhador para ressaltar suas qualidades e o seu despertar para novas habilidades e desejos para um retorno produtivo e uma nova jornada nesse novo período da vida.  

Temp Temp Temp Temp Temp