Temp

Bocha no Barueri Esporte Forte é fator de união para atletas de todas as idades

- 28 de setembro de 2018

O esporte mais apreciado pelos veteranos também tem espaço em Barueri. Há muito tempo é praticado na cancha da rua Célia, 23, Parque dos Camargos, mas a formação de equipe para a disputa de campeonatos começou em 1998. “De lá pra cá não houve qualquer interrupção”, alerta o treinador Francisco da Silva, o “Chiquinho”, de 64 anos.

É permitido ao treinador jogar. No plantel do Barueri Esporte Forte há 22 atletas com idades variando entre 50 e 72 anos, a grande maioria aposentados, e já houve praticantes beirando os 90 anos. Os treinos são diários a partir das 16 horas e a cancha é compatível em qualidade à de grandes clubes da capital e do estado.

Quase todos garantem que mais do que a prática esportiva, a bocha é fator de união dos atletas. As prateleiras da sede estão repletas de troféus, mas as conquistas mais importantes foram os campeonatos dos Jogos Regionais da 1ª Região Esportiva realizados na cidade de Santo André em 2012, e o do ano seguinte realizado, na cidade de Barueri.

Regras
A bocha é praticada numa cancha de 27,5m x 2m por um, dois ou quatro atletas de cada equipe. Consiste em jogar um bolim (bola pequena de aço inoxidável) e aproximar as bolas maiores similares às de boliche (quatro de cada cor). Ganha quem conseguir mantê-las mais próximas ao bolim.

Os atletas devem estar rigorosamente uniformizados. Os dois árbitros inspecionam até se as meias estão compatíveis. Não é permitido falatório, algazarras e ingestão de bebida alcoólica. As indisciplinas são punidas com exclusão dos atletas da partida e perda de pontos para as equipes.

Um pouco de história
A boccia é um esporte muito antigo praticado por egípcios, gregos e romanos. Popularizou-se de tal maneira na Europa que chegou a ser proibido no século XVI. No Brasil chegou com os imigrantes italianos no século XX. O primeiro campeonato brasileiro foi realizado em São Paulo em 1964. No primeiro campeonato mundial ganho pelo Brasil, em 2006 no RS, integrava a equipe Rubens Barrichello, avô do piloto de corridas.

Um dos maiores jogadores brasileiros é José Mazzer, vulgo Zé do Salto, considerado o “Pelé da Bocha”, ganhador de dezenas de títulos. Atletas do Barueri Esporte Forte contam que jogam com tanta garra, que volta e meia enfrentam “profissionais” da capital que ganham invejáveis salários de R$ 3 mil mensais e mesmo assim os derrotam.

Matrículas
Se você deseja praticar a bocha, não precisa esperar a chegada da melhor idade. Basta ter 14 anos ou mais. É só procurar a Secretaria de Esportes no Ginásio Poliesportivo José Corrêa (av. Guilherme P. Guglielmo, 1000, Centro) de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, munido de cópia do RG, do comprovante de residência e de atestado médico.

Temp