Defesa Civil na Escola inicia as palestras de prevenção de acidentes deste 1º semestre

- 29 de abril de 2023

A Prefeitura de Barueri, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, com o apoio da Secretaria de Educação, iniciou o ciclo de palestras de 2023 do “Programa Defesa Civil na Escola”. Nos dias 24, 25 e 26 de abril, alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Vereadora Elisabet Titto, localizada no bairro do Jardim Belval, foram os primeiros beneficiados. A previsão é que até o final de maio sejam realizadas palestras em mais nove escolas da cidade.  A Defesa Civil é ligada à Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS).

De forma lúdica e divertida, o “Programa Defesa Civil na Escola” tem o intuito de conscientizar crianças entre 4 e 5 anos de idade das escolas municipais de ensino infantil sobre prevenção de acidentes. Eles explicaram aos pequeninos o que faz a Defesa Civil e ajudá-los na identificação de cada um dos dois veículos do órgão, pois um atende serviços de resgate municipal (socorro) e o outro de desastres naturais, e enfatizar a memorização do telefone da Defesa Civil, que é o 199, para que liguem somente em casos de urgência e de emergência.

Com músicas, vídeos, encenações teatrais e ilustrações, a criançada recebeu orientações da “Tia Civil”, personagem encenada pela chefe do Departamento de Gestão de Risco e Desastres, Fabiana Queiroz Aquino. Destaques para os cuidados ao atravessar a rua com segurança, a importância de não jogar lixo nas vias porque entope bueiros e pode causar enchentes, não brincar na água suja e também na cozinha de casa, um dos lugares perigosos para as crianças, e onde se abrigar de forma segura nos dias de chuva, por exemplo.

A “Tia Civil” aproveitou, ainda, para simular que um dos alunos era um super-herói. Assim, lembrou os pequeninos sobre os perigos de correr nas escadas e de se pendurar nas janelas, pois eles não voam como o super-herói e podem cair e se machucar.

“É muito importante levar essa conscientização desde a educação infantil. As crianças captam as informações rapidamente e são agentes multiplicadores. O que aprendem levam para casa e informam os pais sobre a importância da prevenção de acidentes. Um dos cuidados que temos também é que memorizem o número do telefone da Defesa Civil – 199 – e liguem no lugar certo. Parece que gravaram”, destacou Fabiana.

No final da palestra, o “Tom”, mascote da Defesa Civil, apareceu para saber se realmente a criançada aprendeu tudo que a “Tia Civil” explicou. As crianças, em uma única voz, lembraram o telefone da Defesa Civil.

Telefones para ligar em casos de urgência e emergência:

Emergência

199 Resgate Municipal