
Espaço Brincante chega à UBS Edini Cavalcanti Consoli
- 30 de abril de 2025
Resumo:
-
Iniciativa das Secretarias de Educação e Saúde reforça cuidado integral à criança com ambientes lúdicos e inclusivos.
-
Foram implantados dois ambientes distintos: um para atendimento pediátrico geral e outro pensado especialmente para crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
-
A novidade faz parte do projeto “Espaço Brincante”, que chega a algumas unidades básicas de saúde.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Edini Cavalcanti Consoli, no Jardim Tupan, passou a contar com dois novos espaços dedicados ao acolhimento e ao desenvolvimento das crianças que passam por atendimentos na unidade. A novidade faz parte do projeto “Espaço Brincante”, uma ação conjunta da Secretaria de Educação, por meio do Centro de Referência pela Primeira Infância (CRPI), com a Secretaria de Saúde. O projeto também está presente nas unidades Doutora Kátia Kohler, no bairro do Engenho Novo, e Cleuso de Oliveira (Jardim Belval).
A proposta é simples, mas poderosa: proporcionar um ambiente lúdico e acolhedor, mesmo dentro da rotina médica. “Foi um marco essencial para a UBS. Muitas vezes, os pais têm dificuldade de oferecer uma área para brincar. Hoje, estamos muito preocupados com os afazeres e não temos tempo para os filhos. Proporcionar esse momento aqui, mesmo que seja durante uma consulta, é ótimo”, destacou Miriam Rodrigues de Oliveira, gestora da unidade.
Foram implantados dois ambientes distintos: um para atendimento pediátrico geral e outro pensado especialmente para crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). No espaço pediátrico convencional, as crianças são estimuladas ao “brincar livre”, com o uso de materiais não estruturados e recicláveis, como potes de sorvete, caixinhas de papelão e brinquedos de aramado, que promovem habilidades motoras e pensamento lógico. Há ainda um cantinho temático de “enfermagem”, onde os pequenos podem brincar com jalecos e estetoscópios feitos de forma artesanal.
Já o espaço voltado para crianças com TEA foi planejado com atenção às especificidades sensoriais e emocionais. “Construímos uma tenda, porque a criança com TEA gosta de se ‘esconder’, ou melhor, se acolher. São brinquedos que estimulam a autorregulação, concentração, trazem calma e favorecem a interação”, explicou Neusa de Fátima Cesar, diretora do CRPI.
Participação comunitária e impacto positivo
Os espaços são fixos e ficarão sob responsabilidade da própria UBS. A iniciativa também incentiva a participação da comunidade local, que pode colaborar com a doação de livros infantis ou materiais recicláveis para enriquecer o ambiente de brincadeiras.
A proposta já tem colhido bons frutos entre os usuários. Daiane Cristina Ferreira, mãe de Estela Caroline, de 5 anos, aprovou o novo espaço enquanto aguardava uma consulta.
“Achei um espaço bem bonito, educativo, com bastante livros. É bom para sair do celular. Remete à época da escola. Acho que esse espaço diminui a ansiedade e o tempo nas telas. Achei bem legal”, contou.
CRPI: referência no desenvolvimento da primeira infância
O Centro de Referência pela Primeira Infância (CRPI), responsável pelo projeto, atua com ações voltadas ao desenvolvimento infantil com base em cinco pilares: “Amar” para confiar, “Conversar” para aprender, “Praticar” para raciocinar, “Brincar” para descobrir e “Ler” histórias para crescer.
Localizado na Rua Terra, 326, no Jardim Tupanci, o CRPI oferece atividades como contação de histórias, oficinas de culinária, musicalização, circo, balé, experiências sensoriais e muito mais.





