Temp

Saúde promove atualização em gastroenterologia

- 30 de maio de 2023

No dia 29 de maio, Dia Mundial da Saúde Digestiva, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Especialidades em parceria com a Coordenadoria de Atenção Básica em Saúde, promoveu um encontro com médicos e técnicos de enfermagem sobre “Atualizações em Gastroenterologia”. O objetivo foi capacitar os profissionais de saúde sobre a conduta e a prática clínica atual a respeito do tema.

Conduzido pela gastroenterologista Larissa Freire Ruas, a capacitação abordou sobre síndromes que impactam nas atividades habituais do paciente e possíveis explicações para cada caso, além do rastreio do câncer de estômago, dentre outras informações.

Desmame de IBP
A médica apontou sobre a desprescrição dos chamados Inibidores de Bomba de Prótons (IBP), descrita como um processo de desmame pela especialista.

“Escolhi esse termo porquê de fato é um processo de desmame, quando aos poucos vamos fazendo o processo de suspensão desses medicamentos do paciente, já que seu uso contínuo pode ser danoso”, explica a médica.

Os Inibidores de Bomba de Prótons são as medicações habitualmente prescritas para pacientes em tratamento digestivo que agem inibindo a ação do ácido gástrico, incluindo omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, esomeprazol, dentre outros, que são considerados potencialmente prejudiciais com o seu uso prolongado.

“As evidências apontam para complicações como demência, doença renal, pneumonia, hipocalcemia, doença renal, pneumonia, infecções entéricas e o temido câncer de estômago”, citou Larissa.

Ao final do encontro, os médicos da rede de saúde puderam tirar dúvidas sobre práticas clínicas e contou com a participação do médico Aldo Morandi Junior, gastroenterologista experiente do município, que foi homenageado na ocasião.

“Uma vez que eu tenho um médico melhor informado na Atenção Básica, esse médico melhora a condição do paciente direcionando adequadamente os casos sem praticar os excessos, diminuindo a fila de atendimento. Para isso, precisamos dar informações e capacitação. O nosso objetivo é capacitar todas as especialidades”, destaca o coordenador do Centro de Especialidades, Felipe Cardoso.

Temp Temp Temp