Temp

Secretaria de Saúde de Barueri presta contas do segundo quadrimestre de 2024

- 30 de outubro de 2024

Na manhã do dia 20 de setembro o auditório da Câmara Municipal de Barueri foi palco da audiência pública de prestação de contas da Secretaria de Saúde, referente ao segundo quadrimestre (maio, junho, julho e agosto) de 2024. O secretário Milton Monti foi o presidente da sessão. 

“A audiência pública é uma forma de cumprimento da lei, mas também é uma ótima oportunidade para que a gente apresente os números das realizações da Secretaria de Saúde a cada quatro meses e especialmente que a população possa participar, tirar suas dúvidas e trazer sugestões. É enriquecedor pela possibilidade de ser transparente”, revelou o secretário na ocasião. 

Durante a detalhada exposição de todas as realizações pela coordenadora de planejamento, Adriana Poladian, ficou bem claro que os prontos-socorros de Barueri, principalmente os que estão próximos aos municípios de Jandira, Osasco, Carapicuíba, Santana de Parnaíba e Itapevi, prestam atendimento médico a um expressivo contingente (cerca de 7 mil pessoas) daquelas localidades. 

“Isto é uma obrigação legal. Nossos prontos-socorros são portas abertas. Temos que atender todos. Todo cidadão que precisar de atendimento emergencial em qualquer lugar do País deverá ser atendido da mesma maneira”, explicou Milton Monti. 

“A saúde de Barueri é, sem dúvida, a melhor da região e, tirando as capitais dos estados, a melhor do Brasil. Nós temos uma estrutura muito robusta e fazemos muito além do que é pactuado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) dentro da responsabilidade do município”, complementa ele.  

Destaques do quadrimestre 
- Barueri teve 100% das despesas por fonte de recursos empenhados no valor superior a R$ 321.000.000,00 e 100% nos valores pagos e liquidados superiores a R$ 427.000.000,00; 
- Houve mais de 17.000 remoções por ambulâncias, sendo 6.956 para sessões de hemodiálise; 
- O Centro de Especialidades Luiz Maria Barletta realizou mais de 106.000 atendimentos em 25 áreas;  
- A maternidade realizou 1.279 procedimentos diversos (curetagem, laparotomia, laqueadura e cesariana); 
- Houve mais de 284.000 atendimentos nos Prontos-socorros Central e Infantil; 
- A Farmácia Municipal distribuiu mais de 33.000.000 de medicamentos e insumos em mais de 478.000 atendimentos; 
- Os médicos residentes do HMB realizaram mais de 16.000 atendimentos. 

Ao final dos trabalhos, os presentes puderam fazer perguntas e 11 questões abordando basicamente os gastos de Barueri no atendimento a moradores de outras localidades na rede municipal foram respondidas pelo secretário.  

O levantamento completo dos números da Saúde expostos em audiência pública pode ser conferido AQUI

Temp Temp Temp