Barueri adota “tolerância zero” contra veículos com escapamentos adulterados
- 30 de dezembro de 2025
Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp
Confira as fotos no Flickr
Resumo:
- Ação integrada intensifica a fiscalização de motos e carros com escapamentos adulterados desde 23 de dezembro.
- Operação busca coibir poluição sonora, irregularidades no trânsito e reduzir riscos de acidentes.
- Fiscalização já resultou em apreensões de veículos, prisões e aplicação de penalidades previstas em lei
A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) e da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), intensificou, desde o dia 23 de dezembro, uma ação integrada de tolerância zero contra motos e carros com escapamentos adulterados. A iniciativa tem como objetivo coibir a poluição sonora, garantir o sossego da população e reforçar o cumprimento das leis de trânsito, especialmente no período de festas de fim de ano.
Saiba mais
Ação integrada para garantir silêncio e segurança
A operação reúne agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) e equipes da Secretaria de Segurança e Defesa Social (SSUDS) em pontos estratégicos da cidade, com foco na fiscalização de veículos de duas e quatro rodas que circulam de forma irregular. Além do barulho excessivo, os agentes observam outras infrações que colocam em risco a segurança de pedestres, motoristas e dos próprios condutores.
Segundo o subinspetor do Comando Operacional da GCM, Edyvandro de Souza Silva, a atuação conjunta é essencial para reduzir riscos e preservar a ordem urbana.
“As forças da GCM e os agentes de trânsito se unem nessas datas festivas para retirar o maior número possível de motos irregulares das ruas. Esses veículos são utilizados para provocar algazarra, perturbar o sossego da população e colocar em risco a vida de pedestres e dos próprios condutores. Aumenta também o número de acidentes, já que muitos não respeitam as normas de trânsito. A Guarda atua para garantir a segurança que a população merece, com viaturas posicionadas em pontos estratégicos para minimizar roubos, furtos e a circulação de veículos irregulares”.
Fiscalização e prevenção de acidentes
A Semurb reforça que a ação vai além do combate à poluição sonora. Para o agente de trânsito Wesiley Santana, o trabalho tem impacto direto na redução de sinistros viários.
“O nosso intuito é fiscalizar toda e qualquer irregularidade cometida por esses veículos ao trafegar pelas ruas. A atuação busca garantir tranquilidade à população neste final de ano e reduzir o número de sinistros, já que muitos jovens conduzem de forma irregular, desrespeitam as leis de trânsito e acabam causando acidentes”.
O que diz a lei
A fiscalização tem como base o inciso XI do artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que proíbe “conduzir o veículo com o silenciador defeituoso, deficiente ou inoperante”. A infração é recorrente, principalmente entre jovens motociclistas que utilizam escapamentos do tipo “corta-giro”, responsáveis por amplificar o ruído do motor e provocar forte perturbação sonora.
Penalidades e apreensões
Os condutores flagrados cometendo a infração estão sujeitos a:
- Multa de R$ 195,23
- Cinco pontos na CNH
- Apreensão do veículo, encaminhado ao pátio do Detran em Carapicuíba, com cobrança de diárias.
Desde o início da operação até a publicação desta matéria, as autuações e apreensões já resultaram em:
- 36 motos recolhidas por irregularidades diversas
- 3 carros recolhidos por irregularidades diversas
- 2 carros recolhidos com paredão
- 1 moto recuperada, produto de roubo em Osasco, no dia 23 de dezembro
- 2 foragidos da Justiça presos
- 1 detento detido por descumprimento do horário do benefício da saída temporária de Natal.
Da redação
Crédito das fotos: Ana Guice
