Temp

Sema abre agendamento para castração de pets na quarta-feira, dia 7

- 01 de junho de 2023

No dia 7 de junho (quarta-feira), a partir das 8h, terá início o agendamento de castração gratuita de pets, organizado pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema). O objetivo é conceder o procedimento de forma gratuita a tutores de pets residentes em Barueri para o controle reprodutivo dos animais, além de proporcionar mais qualidade de vida aos cães e gatos da cidade, evitando doenças e outros perigos.

As vagas são limitadas e totalizam 250, sendo 60 para caninos machos, 80 para caninos fêmeas, 50 para felinos machos e 60 para felinos fêmeas. A agendamento será encerrado assim que todas as vagas forem preenchidas. A Secretaria alerta que a procura é grande, levando a um preenchimento rápido, mas todos os meses são abertas centenas de novas vagas.

Como agendar
Para agendar, o tutor deverá acessar o Portal Pet, informando o Registro Geral Animal (RGA), obrigatório para moradores do município. O endereço de e-mail atualizado e o CPF deverão constar nesse Registro. A Sema alerta que o RGA de animais comprovadamente não pertencentes a residentes do município são considerados ilegais, conforme previsto na legislação municipal.

O animal deverá estar dentro da faixa etária de 7 meses até 7 anos e apresentar boas condições de saúde, principalmente no dia do procedimento. Se for considerado inapto, não será castrado, evitando o risco de morte. Ao finalizar a marcação, o tutor fica sabendo do dia, horário e local do procedimento cirúrgico.

No dia da castração, o tutor deverá apresentar a Autorização de Procedimento Cirúrgico impressa e assinada. Caso não a receba por e-mail, é possível fazer a impressão pelo Portal Pet. É importante estar ciente e seguir todos os procedimentos pré-operatórios informados.

As pessoas não agendadas no dia, horário e local estabelecido na marcação não serão atendidas. Somente será permitido pessoas maiores de 18 anos no dia agendado, sendo uma pessoa por pet que tenha condições de conter o animal. Havendo mais de um animal por tutor, o responsável deverá solicitar a uma pessoa com idade superior a 18 anos o auxílio para contenção.

Os cães deverão estar com coleira e focinheira e serem conduzidos por guia. No caso dos gatos, deverão ser transportados em caixas apropriadas. Os responsáveis deverão ter conhecimentos sobre a saúde e o histórico de vida dos pets.

Temp Temp