Temp

Centro de Especialidades completa dois anos com ampliação nos serviços

- 01 de setembro de 2022

O moderno prédio, com seis mil metros m², chama a atenção de quem passa pela região central de Barueri. Mas não são apenas a arquitetura e a imponência do Centro de Especialidades de Barueri que se destacam na área entre as ruas Benedita Guerra Zendron e Santa Úrsula, com a avenida Henriqueta Mendes Guerra. Os números que o envolvem também são expressivos: são cerca de 33 mil atendimentos por mês e 165 funcionários da área da saúde para dar conta dos procedimentos relativos às suas 23 especialidades.

É nesse cenário que o Centro de Especialidades Luiz Maria Barletta completa dois anos após passar por uma grande ampliação. São 66 salas no Centro, sendo 50 consultórios, além da área administrativa e auditório para atendimentos em grupo e realização de eventos. Dos 165 funcionários, 96 são médicos.

Processo em evolução
O novo Centro de Especialidades é o resultado de um processo de evolução dos investimentos na área da saúde realizado ao longo dos últimos anos pela Prefeitura. O atual prédio é uma ampliação do antigo Ambulatório de Especialidades, que contava com 30 salas a menos.

Mas antes do antigo Ambulatório, havia o CS1 (Centro de Saúde 1), que abrigava poucas especialidades em apenas 12 salas de consultório. Tratava-se de um equipamento de co-gestão entre o município e o governo do Estado. Em 1993, com a entrega do então chamado Sameb (hoje Pronto-Socorro Central), o lugar abrigou o Ambulatório de Especialidades no seu andar térreo, agora gerido 100% pelo município e com maior oferta de especialidades médicas.

Na reforma mais recente, foram criadas uma sala a mais de oftalmologia, outra de otorrinolaringologia e outra de ultrassonografia. Também foram feitas salas separadas de medicação, pré e pós-consulta, de procedimentos (pequenas cirurgias), inalação, de gesso, medicação e raio-X.

Amplitude no atendimento
Atualmente, os serviços mais procurados no Centro de Especialidades são os de cardiologista, oftalmologista, ortopedista e endocrinologista. Conforme a coordenadora da unidade, a médica Egg Regina Vendramin Wendriner, uma das características do equipamento é a amplitude na oferta de consultas e especialistas, mas também um aprimoramento constante no atendimento e busca por ofertar novos serviços “com uma infraestrutura física ampla, conforto e comodidade para a população”.

A ampliação dos serviços segue com o oferecimento de tratamentos para novas modalidades. Aliás, além do Centro de Especialidades propriamente dito, o complexo como um todo abriga também o Centro Especializado em Reabilitação (CER), o Serviço de Assistência Especializada (SAE) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). “Hematologia e psiquiatria, por exemplo, serão implantadas em breve, além da recém contratação de novos profissionais, como outros dois otorrinolaringologistas, um cardiologista e um ortopedista”, completouEgg, responsável pelo complexo.

O secretário de Saúde, Dionisio Alvarez Mateos Filho, ressaltou a qualidade do atendimento, tendo a humanização como uma das diretrizes de trabalho. “Só tenho a agradecer o empenho e dedicação de todos. Temos aqui não só um prédio muito bonito, mas um atendimento maravilhoso”, completou o secretário na cerimônia de comemoração aos dois anos do Centro de Especialidades.

Estrutura acessória
A ortopedista Patrícia Andrade Oliveira destacou o ambiente harmônico de trabalho, sendo que no Centro é possível fazer um atendimento mais completo, aprofundado e mais produtivo, “por estarmos aqui num ambiente ambulatorial”. A médica, uma das mais experientes do local, ressalta que no espaço tem condições de solicitar mais exames, além de prescrever terapias diferenciadas, como fisioterapia e acupuntura. “Temos uma ótima estrutura acessória na rede para fazermos nosso trabalho”, concluiu.

Para a mastologista Anitta Camilla Lima, há oito meses na unidade, “a estrutura é muito boa, sendo muito importante a inclusão da especialidade da mastologia no tratamento da saúde da mulher”. A mastologia é o ramo da medicina que se ocupa das doenças relativas à mama, como tumores (benignos ou malignos, estes últimos considerados cânceres).

Atendimento e absenteísmo
A passadeira Lourdes Gomes Souza, do Jardim Silveira, trata de uma trombose na perna esquerda há oito meses no Centro de Especialidades. “Tanto os médicos quanto enfermeiros tratam muito bem da gente”, afirmou. Elogios também vieram do aposentado Francisco Yukiharu Murata, de 68 anos, do Engenho Novo, que sofre com problemas renais e utiliza os serviços da rede de saúde da cidade desde 1996. “Sempre gostei do atendimento.No geral, os serviços são ótimos”, disse.

O atendimento, aliás, poderia ser ainda melhor se não fosse o absenteísmo (ausência ou falta sem justificativa por parte do paciente no dia agendado para a consulta). “Essa é uma das nossas maiores dificuldades. Por isso a necessidade de a população se conscientizar sobre a importância e responsabilidade em cumprir as datas de agendamento”, finaliza a coordenadora do equipamento.

Temp Temp Temp Temp